Atendimento PCD: UNA-SUS/UFMA oferta sete cursos com foco na saúde e cuidado da pessoa com deficiência no programa de formação PCD III

As inscrições estarão abertas até 31 de outubro, disponíveis no saiteava.org.

Com o intuito de contribuir ainda mais na qualidade dos serviços de saúde prestados às pessoas com deficiência, a UNA-SUS/UFMA oferta diversos cursos de capacitação voltados a essa temática. O terceiro Programa de capacitação em atenção à pessoa com deficiência (PCD III) possui sete módulos com inscrições abertas até 31 de outubro.

Ofertados de forma gratuita e autoinstrucional, os cursos abordam o cuidado em saúde da pessoa com lesão medular, estomia, diagnóstico, fatores de risco e circunstâncias associadas a essas condições, bem como procedimentos corretos no que diz respeito aos tratamentos e acompanhamentos nos serviços de reabilitação e Atenção Primária à Saúde (APS). Veja lista das capacitações disponíveis:

O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

“Os cursos têm como foco apresentar os aspectos, impactos, complexidades, pesquisas e tratamentos sobre as pessoas que vivem com uma deficiência, além de promover o cuidado, assistência e atenção humanizada a esse público nas mais diversas redes de cuidado dentro do SUS”, destaca a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

A capacitação é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Data de Publicação: 04/09/2023