Diretoria de Tecnologias na Educação da UFMA lança sistema de inscrições para Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Iniciativa busca trazer mais agilidade ao processo de gestão de matrículas em cursos EaD.

A Diretoria de Tecnologias na Educação da UFMA (DTED) segue investindo em inovação tecnológica com o lançamento de um sistema de inscrições para otimizar a gestão de matrículas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O curso de especialização em Medicina de Família e Comunidade, ofertado pelo Programa Médicos pelo Brasil e coordenado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), será um dos primeiros a ser integrado à ferramenta.

O coordenador da Divisão de Tecnologia da DTED, Humberto Serra, explica que a iniciativa busca gerenciar as inscrições dos alunos e automatizar as etapas de cadastro, acelerando esses processos e minimizando possíveis erros. “Desenvolvemos um sistema perfeitamente integrado ao AVA do programa Médicos Pelo Brasil e também ao SIGAA da UFMA, de acordo com as diretrizes da LGPD, com uma interface intuitiva e fácil de navegar que garante mais agilidade e segurança no processamento de informações pessoais e acadêmicas”, pontua.

O projeto uniu diferentes tecnologias e ferramentas de criação de interface, design e análise de dados. Esse esforço conjunto resultou em uma ferramenta importante tanto para os usuários quanto para os administradores, fortalecendo ainda mais os esforços da DTED na criação de soluções para a Educação a Distância.

A criação do sistema contou com uma equipe talentosa e engajada. Alysson Estrela e Pedro Boucinha, estudantes de Ciências da Computação da UFMA, ficaram responsáveis, respectivamente, pelas operações que acontecem nos bastidores do sistema, como garantir que os dados sejam armazenados de forma segura, e o desenvolvimento das interfaces com as quais os usuários interagem diretamente. A parte visual ficou sob a responsabilidade dos designers gráficos Vital Vital e Felipe Teixeira, sob a orientação de Fábio Lima.

“O resultado foi a elaboração de um protótipo alinhado às diretrizes de experiência do usuário (UX) e à interface do usuário (UI). Não posso deixar de citar João Marcelo e João Lago, também discentes de Ciências da Computação, que contribuíram na construção dos relatórios com os indicadores pertinentes utilizando a tecnologia do Power BI”, relata o Gerente de Projetos da DTED, Luiz Penha.

Além desses serviços, mais duas funcionalidades se destacam no sistema de inscrições para AVA desenvolvido pela DTED: Primeiro, a presença do Power BI. Com ele, os administradores terão uma visão detalhada a respeito do desempenho do sistema, da participação dos alunos e de outras métricas acadêmicas importantes. Essa capacidade de análise fornecerá insights valiosos para aprimorar continuamente o processo de ensino-aprendizagem e a eficácia administrativa da DTED e UNA-SUS/UFMA.

A segunda é a escalabilidade. O sistema de inscrições para AVA foi projetado para se adequar à demanda, possibilitando a inclusão de um número cada vez maior de alunos e até mesmo a expansão para outros cursos, tudo isso sem comprometer o seu desempenho. “Isso significa que a UFMA continua investindo em tecnologia e está cada vez mais preparada para atender às necessidades de educação contemporânea, garantindo uma experiência ininterrupta e de alta qualidade para os usuários atuais e futuros alunos”, completa Serra.

Conheça as principais funcionalidades do sistema de inscrições para AVA da DTED UFMA:

• Cadastro: permite que os alunos se inscrevam e criem contas de usuário únicas que também garantem o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) integrados.
  • Documentação: possibilita a submissão da documentação necessária para a matrícula pelo próprio usuário.
  • Avaliação: os coordenadores têm a possibilidade de analisar e validar a documentação enviada pelos participantes.
  • Comunicação: todas as comunicações com os alunos, desde a fase de inscrição até o início do curso, são realizadas por meio de e-mails.

Programa Médicos Pelo Brasil

Desde 2012, a UNA-SUS é responsável pela oferta de curso de especialização no âmbito do programa Médicos Pelo Brasil. As aulas são ministradas por instituições que integram a Rede UNA-SUS, entre elas as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Minas Gerais (UFMG), Maranhão (UFMA) e Fiocruz do Mato Grosso do Sul.

O programa tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços médicos em áreas desafiadoras e de grande vulnerabilidade social, ao mesmo tempo que promove a capacitação de médicos em Medicina de Família e Comunidade.

Para Daniele Meira Conde Marques, coordenadora de Gestão do Conhecimento do Programa Médicos Pelo Brasil na UFMA, o sistema de inscrições para AVA facilitará o processo de inscrição tanto para os alunos, dado a sua interface intuitiva, quanto para a equipe de avaliação, pois possibilita realizar a conferência da documentação enviada pelos discentes com celeridade e eficiência. “Além de todas essas funcionalidades que listei, destaco também a comunicação direta com o aluno, caso haja algum tipo de pendência. Sem dúvidas, agilizará todo o processo de inscrição, permitindo acesso mais rápido ao curso por parte dos estudantes”, finaliza.

Data de Publicação: 13/09/2023