Trabalho reconhecido no Prêmio CAPES de Tese 2023 compõe acervo da UNA-SUS/UFMA

Dos seis capítulos da Tese, três foram publicados em parceria com a UNA-SUS/UFMA.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) reconheceu a tese “Determinantes sociais, econômicos e consumo de açúcares: perspectiva sindêmica para cárie, doença periodontal e outras doenças não transmissíveis em adolescentes” como o melhor trabalho acadêmico de doutoramento da categoria Odontologia no Prêmio Capes de Tese 2023. Dos seis capítulos da Tese premiada, três foram publicados em parceria com a UNA-SUS/UFMA e estão disponibilizados gratuitamente na plataforma ARES.

A pesquisa é de autoria da estudante Lorena Lucia Costa Ladeira e orientado pela professora Cecilia Claudia Costa Ribeiro de Almeida, reconhecendo a qualidade da pesquisa acadêmica realizada no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Ousamos, inovamos e mostramos um quadro sindêmico em adolescentes maranhenses, agrupando cárie, doença periodontal, obesidade e resistência insulínica, a partir de determinantes sociais e fatores de risco comuns. Olhar para essa trajetória e ver tantos desafios superados, mostra que a ciência e a pesquisa realmente fazem a diferença na sociedade”, declara Lorena Ladeira.

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na pós-graduação brasileira.

A tese premiada foi composta de seis capítulos, sendo três artigos originais todos publicados em revistas internacionais Qualis A1 e outros três capítulos com recursos instrucionais contribuindo com a formação do cirurgião-dentista, especialmente na Atenção Primária em Saúde, em parceria com a professora Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, por meio da UNA-SUS/UFMA.

“A tese levantou a hipótese de que haveria um agrupamento de doenças crônicas bucais e sistêmicas em adolescentes, especialmente nos mais vulneráveis e expostos a fatores de risco comportamentais como consumo de açúcares, tabagismo e abuso de álcool. Os resultados obtidos mostraram que cerca de 80% dos adolescentes do estudo estavam consumindo açúcares acima das recomendações internacionais, colocando-os em risco para doenças crônicas no futuro”, explica a professora Cecilia.

Leia os artigos publicados pela UNA-SUS/UFMA fruto da tese premiada nesta edição do Prêmio CAPES de Tese:

Abordagem preventiva das causas comuns entre Doenças Crônicas Não Transmissíveis bucais e sistêmicas: O papel protagonista do cirurgião-dentista na equipe de saúde da família;

Doenças crônicas não transmissíveis: fatores de risco e rede de atenção à saúde bucal; e

Cárie, periodontite e outras doenças não transmissíveis: abordagem transdisciplinar para o cirurgião-dentista.

Data de Publicação: 14/09/2023