UNA-SUS/UFMA conquista premiação na 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica

A pesquisa “Atendimento odontológico a pacientes com doenças crônicas não transmissíveis: aperfeiçoamento na modalidade Massive Open Online Course” foi premiada em segundo lugar na categoria “Pesquisa em Ensino”.

A UNA-SUS/UFMA teve atuação destacada na 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada entre os dias 02 e 05 de setembro de 2023, na cidade de Campinas (SP). A pesquisa intitulada “Atendimento odontológico a pacientes com doenças crônicas não transmissíveis: aperfeiçoamento na modalidade Massive Open Online Course”, apresentado pela coordenadora de Pesquisa na UNA-SUS/UFMA, Cadidja do Carmo, foi premiada em segundo lugar na categoria “Pesquisa em Ensino”.

O evento acontece anualmente e representa a maior e mais importante reunião de pesquisa em Odontologia da América Latina discutindo estudos e resultados de grande impacto na comunidade científica. Neste ano, foram apresentados cerca de 3000 trabalhos de todas as regiões do Brasil, de forma remota e presencial, além de palestras, simpósios e workshops com mais de 100 professores do país e do exterior. A SBPqO representa a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research (IADR), uma das mais representativas da IADR no mundo.

Para a docente Cadidja do Carmo, a premiação representa o reconhecimento científico de uma produção conjunta de docentes da UNA-SUS/UFMA, do Programa de Pós-Graduação de Odontologia da UFMA e da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), com apoio financeiro do Ministério da Saúde.

“Esse reconhecimento demonstra quanto precisamos estar todos juntos, em prol da ciência, do ensino e dos serviços de saúde, pois somente assim teremos acadêmicos, profissionais e população assistidos de forma adequada e sobre temáticas relevantes como as doenças crônicas não transmissíveis, principal causa de morte atualmente no Brasil e no mundo”, expressa a coordenadora.

O trabalho apresentou os resultados de pesquisa inerente à produção de cursos MOOCS em Odontologia, cuja contribuição da UNA-SUS/UFMA é notável, lhe conferindo a expressiva marca de mais de 100 mil matrículas em todo o país, por meio de seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, nos cursos da área de saúde bucal.

“Buscamos contribuir com a qualificação dos processos educativos no Brasil, do ponto de vista do planejamento e da elaboração de recursos educacionais no âmbito da Educação a Distância (EaD). Produções como essa são potentes instrumentos de difusão do conhecimento científico, de forma gratuita, certificados por essas importantes instituições de ensino superior, e com abrangência de mais de 60 mil profissionais e estudantes de Odontologia do Brasil”, declara Cadidja.

Data de Publicação: 15/09/2023