UNA-SUS/UFMA oferta Programa de Formação completo que aborda temas como estomia, lesão medular, Pós-poliomielite e gestão nos serviços de reabilitação

O Programa possui sete módulos com carga horária total de 210h.

Para que o cuidado à pessoa com deficiência seja fornecido de forma eficiente, é necessário capacitar profissionais que atuam nos serviços de reabilitação. Neste contexto, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza o programa completo Capacitação em Atenção à Pessoa com Deficiência III, composto por sete módulos e com matrículas abertas até 31 de outubro.

O programa Capacitação em Atenção à Pessoa com Deficiência III possui carga horária completa de 210h e aborda temas como: estomia, lesão medular, Síndrome Pós-poliomielite, gestão de serviços de reabilitação, entre outros. Juntos, os cursos somam mais de 55 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem e contam com mais de 115 recursos educacionais interativos e inovadores.

Conheça as capacitações que fazem parte dessa formação:

Atenção à saúde da pessoa com lesão medular;

Atenção à saúde da pessoa com estomia;

Introdução às ferramentas de Administração Estratégica e de Planejamento para gestores de Serviços de Reabilitação;

Incorporação da funcionalidade no processo de avaliação e cuidado em saúde da pessoa com deficiência;

Estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;

Ferramentas da gestão do cuidado à saúde da Pessoa com Deficiência nos serviços de reabilitação;

Atenção à reabilitação da pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite e comorbidades.

Para obter o certificado total de 210h é necessário que o cursista cadastre-se no Programa, disponível no ambiente virtual de aprendizagem (saiteava.org), e inscreva-se nos cursos que compõem essa modalidade de formação. Todos são gratuitos, autoinstrucionais, com início imediato e que cabem nas mais diversas rotinas e agendas de estudo.

Com cargas horárias independentes, os cursos têm como objetivo capacitar os profissionais que atuam no contexto da Atenção Primária no SUS, porque esta desempenha papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade por ser o contrato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro integrador de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS).

“É fundamental que gestores e profissionais de saúde sejam sensibilizados para a importância da qualificação contínua e da valorização da educação permanente em saúde. Somente assim será possível oferecer um atendimento de qualidade e humanizado à população, garantindo a resolutividade e a efetividade da Atenção Primária à Saúde”, frisa a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O Programa de Formação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Data de Publicação: 19/09/2023