UNA-SUS/UFMA publica artigo no novo livro da Universidade Aberta do SUS

O livro virtual reúne experiências exitosas da Rede UNA-SUS e conta com 13 capítulos divididos em três áreas temáticas: Direito à Saúde; Formação e a Prática Profissional; e Tecnologia e Inovação na Formação

A obra intitulada “Práticas inovadoras da Rede UNA-SUS: formação profissional e o direito à saúde: evidência científica e a qualidade da prática” é a sétima produção literária da Rede. Nesta publicação, o artigo Acessibilidade para cursos de Educação a Distância: Experiência exitosa da UNA-SUS/UFMA integra a coletânea de relatos das diversas ações realizadas pelas instituições da Rede UNA-SUS em relação às práticas inovadoras na formação profissional.

Os 13 capítulos do livro estão divididos em três áreas temáticas: Eixo temático I - Direito à Saúde: descrevendo situações de acesso, gestão e resolutividade da rede; Eixo temático II - Formação e a Prática Profissional: estudos que mostram as experiências de formação para o exercício profissional; e Eixo temático III - Tecnologia e Inovação na Formação: o uso de mídias e recursos educacionais nas ofertas do Sistema UNA-SUS.

O artigo da UNA-SUS/UFMA, publicado por Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Mário Teixeira, Thalita Carvalho, Davi Viana, Paola Garcia, Yandson Costa, Mikele Sousa de Sant’Anna e Alessandra Muniz, contempla o terceiro eixo temático da obra virtual.

Atuando desde 2009, a UNA-SUS/UFMA está vinculada à Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED) da Universidade, e oferece cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão gratuitos, na modalidade de educação a distância, utilizando a Plataforma Moodle. Segundo a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o artigo apresenta a experiência exitosa vivenciada no desenvolvimento das ações pedagógicas e das tecnologias na educação ao longo desses anos na busca de aprendizagem inclusivas e acessíveis para todos os públicos.

“A publicação das ações inovadoras da UNA-SUS/UFMA contribui para a difusão das propostas para acessibilidade dos cursos EaD no cenário educacional e de tecnologias da informação e comunicação, nacional e internacionalmente. Buscamos nesse trabalho a acessibilidade em todos os grupos de usuários, proporcionando acesso efetivo aos recursos educacionais e ao ambiente de aprendizagem virtual, democratizando e incluindo mais indivíduos no processo de qualificação”, declara a diretora da DTED.

Vale ressaltar que, em todas as obras publicadas pela Rede, a UNA-SUS/UFMA contribuiu com um capítulo. “Sendo a primeira instituição da Rede que trabalha com afinco o uso da acessibilidade nos cursos EaD, pudemos contribuir, mais uma vez, com as ações inovadoras abordando esta temática”, completa Ana Emilia.

Organizado pela Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI) em parceria com a SE/UNA-SUS e publicado pela Editora da Universidade (EdUFPI), a obra foi lançada no dia 12 de novembro, durante a 28ª Reunião da Rede.

Acesse aqui o livro "Práticas inovadoras da Rede UNA-SUS" e boa leitura!

Data de Publicação: 22/11/2021