Curso "Atenção à Saúde na Reabilitação Visual" aborda o impacto da deficiência visual na vida da pessoa com deficiência e de seus familiares

A capacitação é on-line e gratuita, certificada e tem início imediato.

No Brasil, há 6,5 milhões de pessoas com deficiências visuais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Parte fundamental do processo de inclusão voltado a essa população é oferecer atendimento adequado para que seja assistida de acordo com as suas necessidades individuais e tenha acesso pleno ao cuidado especializado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse objetivo, o curso “Atenção à Saúde na Reabilitação Visual” está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro.

Impacto da deficiência visual: Uma realidade significativa

A deficiência visual é uma realidade que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, com repercussões que vão muito além da perda da visão. Ela pode impactar drasticamente a qualidade de vida das pessoas, influenciando sua independência, mobilidade e bem-estar emocional. Além disso, a deficiência visual também afeta significativamente as famílias e cuidadores das pessoas com essa condição.

Diante desse cenário desafiador, é fundamental que os profissionais de saúde estejam adequadamente preparados para lidar com as complexas necessidades desses indivíduos e fornecer o suporte necessário para melhorar sua qualidade de vida.

“Parte fundamental do processo de inclusão voltado a essa população é oferecer atendimento adequado para que cada pessoa integrante dessa coletividade, com comprometimento total ou parcial da capacidade visual de um ou ambos os olhos, seja assistida de acordo com as suas necessidades individuais e tenha acesso pleno ao cuidado especializado dentro do SUS”, ressalta Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA.

Curso "Atenção à Saúde na Reabilitação Visual": Uma oportunidade única

O curso tem como propósito ampliar os conhecimentos dos participantes sobre a deficiência visual e apresentar as estratégias de reabilitação e habilitação disponíveis no SUS a partir de uma perspectiva interdisciplinar. A abordagem busca integrar diferentes áreas do conhecimento, como saúde, educação, tecnologia assistiva, entre outras, para fornecer um cuidado abrangente e efetivo às pessoas com deficiência visual.

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda uma ampla gama de tópicos relacionados à deficiência visual, incluindo:

1. Compreensão da Deficiência Visual: O curso explora a natureza da deficiência visual, suas causas, diagnósticos e estratégias de habilitação e reabilitação.
  2. Impactos Profundos: Profissionais aprenderão sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual, bem como o impacto emocional que essa condição pode ter em suas vidas e nas vidas de seus familiares e cuidadores.
  3. Crianças com Deficiência Visual: O curso aborda fatores de risco, doenças que causam baixa visão em crianças e estratégias para a habilitação e reabilitação visual em diferentes faixas etárias.
  4. Adultos e Idosos com Deficiência Visual: Identificação de fatores e doenças que causam deficiência visual em adultos, além da avaliação da acuidade visual e visão funcional.
  5. Abordagem Interdisciplinar: Definição de estratégias interdisciplinares para o cuidado de pessoas com deficiência visual, promovendo uma abordagem integrada e holística.
  6. Tecnologia Assistiva: Introdução a tecnologias assistivas que podem melhorar a vida das pessoas com deficiência visual.
  7. Orientações Práticas: Fornecimento de orientações práticas para auxiliar as pessoas com deficiência visual em suas atividades cotidianas.

O curso é destinado aos profissionais de saúde envolvidos no cuidado da PCD, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso.

Fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA), o curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância e tem início imediato. Ao finalizar o curso, o estudante receberá um certificado gratuito e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 29/09/2023