Notícias

Assistência multiprofissional e reabilitação: curso da UNA-SUS/UFMA aborda o cuidado em saúde aos pacientes estomizados

A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e tem início imediato

Responsável por restaurar as funções vitais e a comunicação com o meio exterior de órgãos internos afetados por doenças ou lesões graves, a estomia é um procedimento cirúrgico desafiador que afeta mais de 400 mil brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Com o objetivo de qualificar o atendimento e a assistência ofertada a esses pacientes dentro e fora do âmbito hospitalar, o curso “Atenção à saúde da pessoa com estomia” segue com matrículas abertas até o dia 31 de outubro de 2023.

Tema que permeia a capacitação, a abordagem multidisciplinar em saúde reconhece que o cuidado aos pacientes estomizados vai além do aspecto estritamente médico. Envolve atenção aos fatores psicológicos, sociais e emocionais desses indivíduos, uma vez que esse procedimento acarreta mudanças significativas em suas vidas e as estratégias de reabilitação são fundamentais para adapta-los a essa nova realidade.

Para o Professor Doutor Juliano Teixeira Moraes, especialista em estomaterapia e autor do curso, cada paciente guarda suas particularidades: “As estomias são, além de um procedimento cirúrgico, uma necessidade aos pacientes que as possuem. Elas podem ser provisórias ou definitivas e suas funções variam de acordo com o diagnóstico do paciente. Os profissionais de saúde devem estar atentos às características de cada tipo de estomia, pois essas informações são cruciais na oferta da assistência, nos equipamentos utilizados, no acompanhamento nutricional e psicológico. Estamos falando, portanto, de um acompanhamento pré e pós-operatório.

Confira os conteúdos abordados na capacitação:

  • Definição e tipos de estomia;
  • Assistência à pessoa com estomia;
  • Cuidados gerais e o processo de reabilitação;
  • Ações para o autocuidado;
  • Equipamentos coletores e produtos adjuvantes para o cuidado em estomias;
  • Acompanhamento nutricional;
  • Orientação quanto às atividades sociais (práticas religiosas e espirituais, lazer e recreação);
  • Acompanhamento psicológico a partir da abordagem biopsicossocial;
  • Saúde sexual e reprodutiva;
  • Cuidador e a promoção de autonomia da família;
  • Rede de Atenção à Saúde da pessoa com estomia.

À medida que a abordagem multidisciplinar se torna cada vez mais presente nos serviços de atenção, a expectativa é que pessoas que vivem com estomas, familiares e cuidadores recebam o apoio abrangente de que precisam em todos os níveis dos assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde -SUS. Essa diretriz representa um avanço significativo no cuidado e na garantia da qualidade de vida desses pacientes.

Fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA), a capacitação é gratuita, ofertada na modalidade a distância e o acesso aos conteúdos e módulos é imediato após a confirmação da inscrição. Ao finalizar o curso, o estudante receberá um certificado validado pela UFMA.

Podem participar profissionais de saúde envolvidos no cuidado da pessoa com deficiência, assim como técnicos, acadêmicos e demais interessados na assistência aos pacientes com estomas e suas ramificações.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 02/10/2023