UNA-SUS/UFMA destaca o êxito do Programa de Aperfeiçoamento “Atenção à Pessoa com Deficiência I”: conheça as temáticas abordadas e saiba como participar

Com mais de 180 mil inscritos, a oferta educacional é gratuita, certificada pela UFMA e formada por 5 módulos, entre eles o curso “Atenção na reabilitação da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo”.

Desde 2021, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza uma gama de cursos gratuitos e não tutorados para profissionais da saúde que atuam nos serviços de reabilitação, estudantes de graduação, cuidadores e familiares de pessoas com deficiência. A iniciativa busca contribuir na assistência a essa coletividade e foi desenvolvida com base nas diretrizes da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde.

Embora independentes, as capacitações formam um programa de aperfeiçoamento que garante ao inscrito uma certificação com carga horária superior a 200 horas. O primeiro curso disponibilizado nesse formato está dividido em cinco módulos que abordam os seguintes temas: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Síndrome de Down, cuidado às pessoas amputadas, reabilitação da pessoa idosa e o desenvolvimento e prescrição de órteses e próteses.

Com enfoque na atuação multidisciplinar das equipes de saúde na Atenção Primária e demais linhas de cuidado presentes no SUS, o programa I oferece um panorama detalhado sobre as características dessas deficiências, seu diagnóstico, as estratégias de reabilitação, como se articulam as intervenções terapêuticas e a prevenção de agravos.

Os dados do último boletim de monitoramento da UNA-SUS/UFMA mostram que a oferta do programa “Atenção à Pessoa com Deficiência I" é mais um projeto bem sucedido da Universidade Federal do Maranhão dentro da Rede UNA-SUS. O programa ultrapassou a marca de 180 mil matrículas e segue com inscrições abertas até o dia 31 de outubro.

Entenda abaixo sobre a metodologia pedagógica empregada e como participar:

Como é feita a inscrição?

Os interessados devem se cadastrar neste link https://saiteava.org/login/index.php, efetuar a matrícula no programa “Atenção à Pessoa com Deficiência” e, por último, se inscrever nos módulos que compõem essa modalidade educacional. Ao todo são cinco módulos com carga horária de 30 horas.

É possível efetuar a matrícula em mais de um módulo e cursá-los simultaneamente?

Sim! Os módulos na verdade são cursos independentes que foram lançados separadamente e em períodos distintos. No formato programa de aperfeiçoamento, eles ganham o status de “módulos” por pertencerem a um mesmo eixo temático. Por essa razão, o inscrito pode se matricular e cursar todos ao mesmo tempo. Ou, se preferir, efetuar a inscrição nos módulos de forma gradativa. Tudo vai depender do tempo de oferta do programa e da rotina de estudos estabelecida pelo cursista.

Qual período de duração do programa?

O programa “Atenção à Pessoa com Deficiência” está disponível para matrículas até o dia 31 de outubro. A data de conclusão do curso está programada para o dia 30 de novembro de 2023.

Há acompanhamento de tutores?

Não. Os cursos de extensão e aperfeiçoamento da UNA-SUS/UFMA são autoinstrucionais. Nesse formato, os estudantes podem gerir o seu próprio cronograma de estudos, com autonomia e flexibilidade de horários, desde que esteja de acordo com o período de realização da oferta.

Como funcionam as estratégias avaliativas do programa?

Cada módulo é composto por dois tipos de atividades: as formativas, que não geram notas, e as somativas, de caráter quantitativo, que fornecem médias. O inscrito deve obter nota igual ou superior a 70,00 pontos para ser aprovado.

A certificação está inclusa?

Ao finalizar o programa, o certificado fica disponível em dois formatos: por módulo, em que cada curso garante uma certificação de 30 horas ao inscrito; ou por curso de aperfeiçoamento, no qual o estudante recebe documento único de conclusão com as cargas horárias dos módulos somadas. O documento pode ser baixado diretamente do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Conheça as temáticas

Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo - 30 horas

Atenção à Pessoa com Síndrome de Down - 30 horas

Atenção à Pessoa Amputada - 30 horas

Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência - 30 horas

Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção - 30 horas

O Programa de Formação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

A UNA-SUS/UFMA disponibiliza mais dois programas de aperfeiçoamento nessa temática: Atenção à pessoa com deficiência IIAtenção à pessoa com deficiência III.

Data de Publicação: 04/10/2023