Notícias

Funcionalidade: entenda como esse indicador é um importante aliado no cuidado à Pessoa com Deficiência

Assunto é abordado no curso “Incorporação da funcionalidade no processo de avaliação e cuidado em saúde da pessoa com deficiência” ofertado pela UNA-SUS/UFMA; Confira.

A adoção da perspectiva funcional no cuidado em saúde tem gerado debates na prática clínica desde o surgimento do conceito, em 2001. Para determinados especialistas, o indicador é considerado uma alternativa mais abrangente para o tratamento de doenças crônicas e, sobretudo, para o campo da reabilitação. Mas, afinal, o que significa esse termo e qual o seu papel na assistência em saúde da Pessoa com Deficiência?

Em geral, a funcionalidade é um modelo conceitual que reconhece o paciente a partir de uma ótica multidisciplinar. Diferente dos indicadores clássicos em saúde, não está limitada às dimensões biológicas e físicas de determinada queixa ou patologia. Sua principal característica consiste em entender os fenômenos clínicos como um processo dinâmico que envolve também agentes psicológicos e sociais. 

Para Shamyr de Castro, autor do curso “Incorporação da funcionalidade no processo de avaliação e cuidado em saúde da pessoa com deficiência”, lançado pela UNA-SUS/UFMA em novembro de 2022, um sistema de saúde baseado no cuidado funcional propicia uma assistência contínua e integral ao paciente como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, em especial para o usuário com deficiência.

O uso de modelos biopsicossociais, como é o caso da funcionalidade, possibilita uma investigação panorâmica dos principais componentes ou queixas relacionados ao perfil de saúde dos pacientes e das atividades que realizam diariamente, viabilizando assim, a avaliação e o planejamento de intervenções mais amplas. No caso da pessoa com deficiência, essa estratégia permite não apenas intervenções terapêuticas, como proporciona a sua autonomia e inclusão nos meios sociais”, explica a profissional em material didático do curso.

No entanto, modelos conceituais como o cuidado funcional são ferramentas dinâmicas e cabe às equipes de saúde identificar os critérios de uso no contexto particular de assistência em que atuam, sempre baseando-se nos termos e definições presentes na Classificação de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), conclui De Castro. 

CURSO GRATUITO E AUTOINSTRUCIONAL ABORDA ESSA TEMÁTICA

A UNA-SUS/UFMA disponibiliza o curso Incorporação da Funcionalidade no Processo de Avaliação e Cuidado em Saúde da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de auxiliar as equipes na assistência integral à população PcD a partir de uma perspectiva de cuidado equitativo. 

Podem se inscrever profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação. 

As inscrições seguem abertas até o dia 31 de outubro de 2023 no site unasus.ufma.br. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o acesso aos conteúdos do curso é imediato.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Fontes:

DE CASTRO, Shamyr Sulyvan. Funcionalidade e incapacidade: modelos de compreensão no cuidado em saúde à pessoa com deficiência. São Luís: UNA-SUS; UFMA, 2022

CASTRO, Shamyr Sulyvan de. Funcionalidade no cuidado em saúde da pessoa com deficiência. In: UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. São Luís: UNA-SUS; UFMA, 2022

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 06/10/2023