Incluir para cuidar: curso com foco no atendimento às mulheres com deficiência no SUS segue com inscrições abertas

Inscrições abertas até 31 de outubro.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo e um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil. A campanha do Outubro Rosa, tradicional mês de conscientização sobre a doença, reforça ações e oferece – gratuitamente – consultas e exames preventivos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para garantir que estas campanhas e ações preventivas sejam eficazes, é necessário atingir toda a população.

Engajada nesta ação, a UNA-SUS/UFMA oferta qualificação profissional com o objetivo de garantir a acessibilidade e atendimento humanizado ao público PcD por meio do curso “Atenção à saúde das mulheres com deficiência”, que está com inscrições abertas até 31 de outubro.

“Ainda que a campanha Outubro Rosa seja uma importante ação para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama, é preciso garantir e fortalecer, também, os serviços voltados ao paciente oncológico. Um desses serviços contempla o atendimento especializado em odontologia”, destacou a coordenadora da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023 no país, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A UNA-SUS/UFMA aproveita essa data tão representativa para ressaltar o acesso à saúde como agente de transformação social e igualdade de gênero, sobretudo para a população feminina PcD e com Mobilidade reduzida. O cuidado qualificado, especializado e inclusivo é capaz de movimentar toda a sociedade.

“Uma das áreas em que as mulheres têm avançado significativamente é a saúde. Estamos sempre acompanhando as necessidades da população e respeitando as especificidades de cada público, por isso, o nosso papel é auxiliar na busca de soluções para os desafios da sociedade, tendo a educação como a nossa principal aliada”, enfatiza a diretora da DTED e coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Capacitação especializada – O curso Atenção à saúde das mulheres com deficiência possui carga horária de 30 horas e visa qualificar o cuidado direcionado à população feminina PCD com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e no manejo clínico dos problemas mais comuns enfrentados por esse público.

A oportunidade é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução em Libras) e conta também com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: material em PDF, e-book, infográfico, game e questionário.

Fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNA-SUS/UFMA e Ministério da Saúde – por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS), a oferta educacional tem início imediato e as matrículas podem ser realizadas no site unasus.ufma.br.

Ao concluir o curso, o aluno poderá emitir o certificado, validado pela UFMA, de maneira gratuita. A emissão é feita no próprio ambiente virtual, por meio da opção “Certificação”.

Data de Publicação: 17/10/2023