Curso da UNA-SUS/UFMA conta com três jogos educacionais com foco no atendimento da mulher com deficiência

Os jogos são voltados para a capacitação continuada de profissionais da área de medicina, enfermagem, serviço social e fisioterapia.

A UNA-SUS/UFMA disponibiliza cursos gratuitos em uma das áreas que mais passam por evoluções e avanços no cenário científico, profissional e educacional no mundo. Dentro de seu ecossistema educacional, o aluno encontrará uma experiência singular de aprendizado online na área da saúde, tornando o aprendizado ainda mais dinâmico, inclusivo e interativo.

Com diversas estratégias de gamificação em seus cursos de educação continuada, o curso da UNA-SUS/UFMA Atenção à saúde das mulheres com deficiência, por exemplo, disponibiliza três jogos sérios (serious games) que auxiliam o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais e estudantes da área de medicina, enfermagem, serviço social e fisioterapia. A capacitação está com inscrições abertas até 31 de outubro.

“Entre as diversas aplicações da tecnologia, a utilização de jogos sérios – serious games – apresenta-se como uma forma de estimular e dinamizar o processo de aprendizagem, promovendo o engajamento de pensamento crítico e a resolução criativa de problemas”, apontou a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA e diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Dentro do jogo, o estudante deverá realizar escolhas considerando um leque de alternativas, o que permitirá que ele conheça o fluxograma de acompanhamento e atendimento para Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde – SUS. São contempladas as seguintes fases: anamnese, exame clínico, exames complementares, diagnóstico, tratamento ou conduta e comunicação direcionadas à população feminina PCD com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e no manejo clínico dos problemas mais comuns enfrentados por esse público.

“Os games foram desenvolvidos para aliar entretenimento à simulação de situações do cotidiano. Assim, é possível solucionar casos clínicos sobre diferentes áreas e as mais diversas temáticas da Atenção Primária em Saúde, facilitando a aprendizagem permeada por testes de conhecimento, a tomada de decisões e utilizando um ambiente onde o feedback é automático e rápido”, explica a coordenadora do projeto Game Case, Alana Oliveira.

Os jogos estão inseridos na plataforma Game Case – Clinical Case e conta com temáticas com foco no atendimento da mulher com deficiência no SUS. Os Serious Games fazem parte do material educativo disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNA-SUS/UFMA – o SAITEAVA.

Com carga horária de 30h, a oportunidade conta também com diversos suportes educacionais, tais como: material em PDF, e-book, infográfico e questionário. Ao concluir o curso, o aluno poderá emitir o certificado, validado pela UFMA, de maneira gratuita. A emissão é feita no próprio ambiente virtual, por meio da opção “Certificação”.

Fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNA-SUS/UFMA e Ministério da Saúde – por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS), a oferta educacional tem início imediato e as matrículas podem ser realizadas no site unasus.ufma.br

Texto: Maiara Pacheco.

Data de Publicação: 19/10/2023