Designer Instrucional da UNA-SUS/UFMA conquista Prêmio Ser Humano 2023 na categoria Jovem Talento

Karoline Trindade leva o 3º lugar na edição nacional do PSH 2023.

A Designer Instrucional do Núcleo Pedagógico da Universidade Aberta do SUS da UFMA (UNA-SUS/UFMA), Karoline Trindade, conquista Prêmio Ser Humano (PSH), na edição nacional de 2023. Realizada anualmente, a cerimônia ocorreu na cidade de São Paulo, no dia 27 de outubro, e com transmissão on-line. A premiação visa destacar estudantes, profissionais e empresas que desenvolveram trabalhos de excelência dentro do ramo de Gestão de Pessoas, durante todo o ano.

Dos seis finalistas na categoria Jovem Talento, o trabalho de Karoline Trindade, intitulado “Estratégias de Ensino e Aprendizagem para a Função de Designer Instrucional de Forma Remota em uma Instituição que Trabalha com Educação a Distância”, conquistou o terceiro lugar no PSH 2023.

Segundo Trindade, o estudo é centrado no cenário imposto pela pandemia de covid-19, que gerou mudanças severas ao escopo profissional e educacional, fazendo com que, nesse contexto, o modelo de trabalho remoto ganhasse destaque. Despertou seu interesse investigar as estratégias de ensino e aprendizagem para treinamento remoto de novos colaboradores que iam exercer a função de designer instrucional de forma remota, dentro da UNA-SUS.

Os resultados que Trindade conseguiu foram em parte gerados pelo auxílio de sua orientadora, a professora do MBA de Gestão de Projetos, Adriana Araújo. A finalista reconhece o papel da orientadora na formação do seu trabalho. “Vi, nela, uma profissional com uma vasta experiência em temas com os quais tenho afinidade. Mandei mensagem para ela, logo após sua aula que abordava sobre Recursos Humanos, convidando-a para ser minha orientadora. Ainda não tinha um tema em mente, mas ela aceitou de imediato, o que me deixou imensamente feliz”, comentou.

Karoline Trindade também foi agraciada com o trabalho no ano de 2022. Conquistou o segundo lugar na 6ª edição do Prêmio Ser Humano, na categoria Trabalho Acadêmico, pela ABRH – Seccional Maranhão. Para ela, a indicação à etapa nacional é motivo de grande felicidade. “Nutro um carinho muito grande por esse trabalho, que une temas valorosos, como a educação a distância e gestão e treinamento de profissionais que querem atuar como designers instrucionais. Então, voltar ao Prêmio é a confirmação de que estamos no caminho certo, com propostas de excelente qualidade e com embasamento teórico-prático”, disse.

A expertise da equipe, continua Karoline, foi essencial na produção do trabalho. “Continuem sempre com seus projetos, seus estudos, capacitações, com muito entusiasmo e muita força, pois, com tudo isso, conseguimos chegar muito longe, até mesmo a lugares que nunca imaginávamos. Quero deixar aqui meus agradecimentos à minha orientadora, professora Adriana Araújo, à minha coorientadora, a designer instrucional Mizraim Mesquita, à colaboração da professora Paola Trindade, coordenadora pedagógica da UNA-SUS-UFMA, à professora Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Diretora de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA) e ao professor Sérgio Cutrim, coordenador do MBA Gestão de projetos, por proporcionarem espaços para crescimento acadêmico e profissional. Aqui fica o meu muito obrigada!”, finalizou.

Sobre o PSH – Criado em 1993 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a iniciativa ganhou destaque como um instrumento relevante para a valorização de estudos e projetos. Considerando pontos dentro e fora das instituições, pensamento criativo e visando ao estímulo ao surgimento de novos talentos, a condecoração reconhece atividades inovadoras tidas como referência no mercado.

FONTE: Com informações da UFMA.

Data de Publicação: 07/11/2023