Notícias

UNA-SUS/UFMA disponibiliza 10 aplicativos com acervo especializado em Saúde Bucal

As Bibliotecas Digitais de Odontologia estão disponíveis nas lojas Android e iOS.

Já conhece as Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-SUS/UFMA? Se não, corre lá na loja de aplicativos do seu celular para ter acesso a uma gama de conhecimento disponibilizada para todos os profissionais de odontologia no país. Unindo tecnologia, conhecimento e saúde, as Bibliotecas Digitais possuem um acervo rico e diverso sobre saúde bucal para download nas lojas Android e IOS.

As Bibliotecas Digitais visam auxiliar profissionais e estudantes que buscam conteúdos relacionados à saúde bucal. “Buscando oportunizar o compartilhamento e consulta a qualquer tempo dos conteúdos produzidos pela UNA-SUS/UFMA, a Biblioteca Digital de Odontologia é resultado de uma grande pesquisa e desenvolvida por uma equipe de professores e especialistas em saúde bucal”, explica a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira. 

Com uma interface simples e intuitiva, os aplicativos da Biblioteca Digital – Odontologia permite que o conteúdo esteja mais acessível e com mais usabilidade. Buscar, comentar, compartilhar e baixar pode ser feito em segundos.

Um acervo diverso e especializado – Hoje, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza 10 Bibliotecas Digitais de Odontologia, que conta com grandes áreas temáticas compartilhadas em aplicativos diferentes. São eles: Urgências Odontológicas; Doenças Cardiovasculares; Odontologia e Doenças crônicas; Doenças Respiratórias Crônicas; Saúde bucal PCD; DRC, Hipertensão e Diabetes; Saúde Bucal da Gestante; Saúde Bucal; DCNT e Odontologia: Câncer; e Doenças Infecciosas.

Além disso, as Bibliotecas Digitais de Odontologia também oferecem recursos educacionais avançados, como: infográficos interativos, PDFs, produções audiovisuais e jogos educacionais - Serious Games, que ajudam os profissionais a consolidarem seus conhecimentos, visando ao melhor desfecho para a saúde do paciente.

“Entre as diversas aplicações da tecnologia, a utilização de jogos sérios – Serious Games – apresenta-se como uma forma de estimular e dinamizar o processo de aprendizagem, promovendo o engajamento de pensamento crítico e a resolução criativa de problemas. Dentro do jogo, ao realizar o atendimento, o usuário realizará a anamnese e exames físicos, solicitações de exames complementares, diagnóstico e indicação para o melhor tratamento do paciente”, pontua Oliveira.

Segundo a coordenadora, a ferramenta se sobressai como um excelente canal de conhecimento e pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora, por dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

“Um dos principais objetivos das Bibliotecas Digitais é disponibilizar conteúdo especializado e contribuir para a capacitação profissional, especialmente, das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), com o conhecimento na palma da mão. A plataforma será acompanhada continuamente pelos especialistas para que seus conteúdos estejam sempre atualizados dentro das temáticas abordadas na Odontologia”, declarou.

Procure na sua loja de aplicativos (Android ou iOS), baixe e compartilhe as Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-SUS/UFMA:

  1. Urgências Odontológicas: app aborda o atendimento odontológico de urgência.
  2. Doenças Cardiovasculares: app aborda o atendimento odontológico para pacientes cardiopatas.
  3. Doenças Respiratórias Crônicas: app aborda o atendimento odontológico de doenças respiratórias crônicas.
  4. Saúde bucal PCD: esta biblioteca aborda o conceito de pessoa com deficiência em odontologia.
  5. Doenças Infecciosas: app aborda o atendimento odontológico das principais doenças infecciosas transmissíveis.
  6. Odontologia e Doenças crônicas: esta biblioteca conta com recursos para odontologia em diversas doenças crônicas.
  7. DRC, Hipertensão e Diabetes: app abrange a assistência odontológica de pacientes com DRC.
  8. Saúde Bucal da Gestante: app aborda estratégias de cuidado em saúde bucal durante a gestação.
  9. Saúde Bucal: esta biblioteca conta com recursos que auxiliarão o cirurgião-dentista.
  10. DCNT e Odontologia: Câncer: esta biblioteca aborda o cuidado odontológico de pacientes com câncer.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 20/11/2023