Notícias

Acervo UNA-SUS/UFMA: conhecimento acessível, diverso e interativo ao alcance de todos

São mais de 200 produções científicas e 10 Bibliotecas Digitais de Odontologia.

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral um valioso acervo online, repleto de obras educacionais essenciais para profissionais da saúde e interessados na área. Todo esse conhecimento pode ser encontrado de duas maneiras diferentes: no site unasus.ufma.br e nos aplicativos criados para celulares.

Em sua plataforma, a instituição disponibiliza uma ampla variedade de materiais, como artigos científicos, livros e textos em capítulos de livros, que abordam temas relevantes e atuais para a prática profissional em saúde e uso de tecnologias mobile na educação. Profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores encontrarão uma variedade de tópicos, incluindo epidemiologia, gestão em saúde, práticas clínicas, entre outros.

Um dos tópicos de destaque é desenvolvimento e saúde da criança. Assim, o livro “Riscos do consumo de açúcar de adição nos primeiros 1000 Dias de Vida: O que o Agente de Comunitário de Saúde precisa saber?" visa educar os profissionais da saúde sobre os perigos do consumo excessivo de açúcar nessa fase crítica do desenvolvimento infantil.

O acervo da UNA-SUS/UFMA é notável pela diversidade e relevância de suas obras. Com mais de 200 produções científicas, as obras abrangem desde manuais técnicos até materiais educativos, garantindo uma cobertura completa das demandas do setor, além de conhecimentos sobre o uso de tecnologias mobile na educação.

Segundo Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, coordenadora da UNA-SUS/UFMA, a produção científica da universidade é um componente essencial na formação e atualização dos profissionais de saúde em todo o Brasil. "Os materiais disponíveis na plataforma online abrangem diversas áreas da saúde, como epidemiologia, saúde bucal, política de saúde, saúde da família, entre outras. A qualidade das pesquisas e estudos é garantida pela experiência dos autores, que são especialistas em suas respectivas áreas de atuação", afirma.

Já, as Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-SUS/UFMA oferece uma gama de conhecimento disponibilizada para todos os profissionais de odontologia no país. Unindo tecnologia, conhecimento e saúde, as Bibliotecas Digitais possuem um acervo rico e diverso sobre saúde bucal para download nas lojas Android e IOS.

Com uma interface simples e intuitiva, os aplicativos da Biblioteca Digital – Odontologia permite que o conteúdo esteja mais acessível e com mais usabilidade. Buscar, comentar, compartilhar e baixar pode ser feito em segundos.

As Bibliotecas Digitais de Odontologia contam com grandes áreas temáticas compartilhadas em 10 aplicativos diferentes. São eles: Urgências Odontológicas; Doenças Cardiovasculares; Odontologia e Doenças crônicas; Doenças Respiratórias Crônicas; Saúde bucal PCD; DRC, Hipertensão e Diabetes; Saúde Bucal da Gestante; Saúde Bucal; DCNT e Odontologia: Câncer; e Doenças Infecciosas.

Além disso, as Bibliotecas Digitais de Odontologia também oferecem recursos educacionais avançados, como: infográficos interativos, PDFs, produções audiovisuais e jogos educacionais - Serious Games, que ajudam os profissionais a consolidarem seus conhecimentos, visando ao melhor desfecho para a saúde do paciente.

Segundo a coordenadora, a ferramenta se sobressai como um excelente canal de conhecimento e pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora, por dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

“Um dos principais objetivos das Bibliotecas Digitais é disponibilizar conteúdo especializado e contribuir para a capacitação profissional, especialmente, das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), com o conhecimento na palma da mão. A plataforma será acompanhada continuamente pelos especialistas para que seus conteúdos estejam sempre atualizados dentro das temáticas abordadas na Odontologia”, declarou.

Procure na sua loja de aplicativos (Android ou iOS), baixe e compartilhe as Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-SUS/UFMA:

  1. Urgências Odontológicas: app aborda o atendimento odontológico de urgência.
  2. Doenças Cardiovasculares: app aborda o atendimento odontológico para pacientes cardiopatas.
  3. Doenças Respiratórias Crônicas: app aborda o atendimento odontológico de doenças respiratórias crônicas.
  4. Saúde bucal PCD: esta biblioteca aborda o conceito de pessoa com deficiência em odontologia.
  5. Doenças Infecciosas: app aborda o atendimento odontológico das principais doenças infecciosas transmissíveis.
  6. Odontologia e Doenças crônicas: esta biblioteca conta com recursos para odontologia em diversas doenças crônicas.
  7. DRC, Hipertensão e Diabetes: app abrange a assistência odontológica de pacientes com DRC.
  8. Saúde Bucal da Gestante: app aborda estratégias de cuidado em saúde bucal durante a gestação.
  9. Saúde Bucal: esta biblioteca conta com recursos que auxiliarão o cirurgião-dentista.
  10. DCNT e Odontologia: Câncer: esta biblioteca aborda o cuidado odontológico de pacientes com câncer.

O acesso online representa um passo significativo em direção à democratização do saber, reforçando o compromisso dessas instituições com a disseminação do conhecimento e a melhoria da qualidade na área da saúde.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 28/11/2023