Notícias

FORPRES: inscrições para nova turma do curso Formação de Preceptores da Educação em Saúde iniciam nesta terça, 5

O curso é gratuito, sem mediação de tutores, 100% on-line e possui carga horária de 180 horas.

O UFMA Virtual informa a reoferta do curso “Formação de Preceptores da Educação em Saúde – FORPRES”. Em sua primeira turma, em dezembro de 2022, o curso alcançou a marca de 10.000 matrículas um mês após o lançamento. As inscrições para a segunda turma do curso iniciam nesta terça, 5, por meio do site ufmavirtual.ufma.br.

O FORPRES é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES/MEC) com a UFMA Virtual, projeto da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA).

O FORPRES é inovador, sendo o primeiro curso com foco na formação dos preceptores para a educação em saúde. Além disso, é gratuito, autoinstrucional, ou seja, sem mediação de tutores e 100% on-line, garantindo flexibilidade de horários e possibilitando ao cursista estudar no seu próprio ritmo. Para este curso, a certificação é imediata após a conclusão de cada módulo e, ao final dos 05 módulos, o certificado de 180 horas estará disponível.

Com carga horária de 180 horas, o programa é dividido em 5 módulos, sendo estes: Módulo 1- O eu preceptor no contexto da educação em saúde (45h); Módulo 2- Planejamento, gestão e autoconhecimento (30h); Módulo 3- Ensino e Qualificação Profissional (45h), Módulo 4- A Inserção de Tecnologias na Educação (30h) e Módulo 5 – Metodologias Ativas (30h).

Serão abordados os princípios, diretrizes e normativas para a atuação do preceptor no contexto da educação em saúde, bem como a realização de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das ações em preceptoria. O curso também fornecerá subsídios para o reconhecimento das competências e habilidades necessárias para o desempenho profissional do preceptor na realização de supervisão, monitoramento e avaliação nos cenários de prática.

Coordenação do curso

A coordenação geral do curso é da professora Christiana Leal Salgado, Doutora em Ciências Médicas no Programa de Pós-graduação em Ciência Médicas (PGCM/FCM/UERJ), Mestre em Saúde Materno-Infantil (UFMA), Especialização em Dependência Química (UNIAD/UNIFESP), Especialista em Psicologia Hospitalar (CFP). Preceptora da Atenção Cardiovascular, tutora e docente da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HUUFMA. Psicóloga, professora Adjunta do Departamento de Medicina I da UFMA e Coordenadora-geral do UFMA Virtual.

As inscrições estão abertas e são realizadas exclusivamente no site ufmavirtual.ufma.br.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 04/12/2023