LISTA | 6 vantagens dos cursos de educação a distância da UNA-SUS/UFMA

Confira!

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde e conta com uma rede colaborativa formada, atualmente, por 36 instituições de ensino superior.

O aprimoramento de ferramentas tecnológicas e a busca constante por inovação têm levado a UNA-SUS/UFMA a conquistar dados expressivos dentro da Rede. Hoje, esse Programa Governamental vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) ultrapassa um milhão de matrículas efetuadas, dado que certifica a qualidade de suas atividades no cenário nacional.

Além disso, as ações da UNA-SUS/UFMA têm ganhado notoriedade devido a sua estruturação robusta e consolidada, com uma equipe multidisciplinar que atua de forma harmônica e colaborativa, sempre na busca pela excelência de seus produtos e ofertas.

Veja as vantagens que a UNA-SUS/UFMA oportuniza aos estudantes nas suas ofertas educacionais:

1) Cursos gratuitos

Todos os cursos ofertados na modalidade a distância são gratuitos e as ofertas sempre acompanham as necessidades da população e trazem as especificidades de cada público, além de buscar soluções para os problemas de saúde pública. Atualmente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNA-SUS/UFMA oferta 20 cursos em diversas áreas da saúde.

2) Autonomia

Escolha onde e quando estudar. Com o SAITE AVA, o Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido pela equipe da UNA-SUS/UFMA, o estudante tem autonomia para buscar conhecimento e montar o horário e a rotina de estudos que melhor se adequam a sua realidade.

3) Diversos recursos educacionais

O SAITE AVA oferece, atualmente, mais de 30 recursos, como e-books, games, infográficos interativos, cartilhas em PDF, vídeos, podcasts, entre outros, todos em formato web e mobile. Os recursos educacionais são centrados no aluno, produzidos por uma equipe multidisciplinar, com a inserção de materiais ricos em detalhes e que tornam o aprendizado mais dinâmico e adaptado para a temática do curso.

Nos mais diversos formatos, desde quizzes até simulações de casos clínicos, e sempre pautados em situações-problemas, o universo dos games da UNA-SUS/UFMA se expande ainda mais com o lançamento de novos jogos educativos que exploram as mais variadas temáticas, como: Atenção Básica, Gestão Pública, Saúde Bucal na APS, Cuidado integral da saúde da pessoa com deficiência, entre outras abordagens.

4) O ambiente virtual

O ambiente virtual foi projetado para todos os tipos de tela e possui uma interface customizada, que possibilita uma navegação mais clara e intuitiva para o usuário. O propósito da UNA-SUS/UFMA é que o aluno possa estudar e se capacitar continuamente através de experiências inovadoras e dinâmicas de ensino, explorando o que há de melhor e mais atual na tecnologia.

5) Acessibilidade

Considerando os requisitos impostos por padrões internacionais e pelas diretrizes de Acessibilidade Digital do Governo Federal, e buscando uma maior inclusão de alunos e o acesso mais completo aos ambientes e recursos disponibilizados pelo ambiente de Virtual de Aprendizagem, a UNA-SUS/UFMA se tornou uma referência em inclusão digital na educação a distância. Ela é pioneira no conteúdo mobile e no trabalho com designer da interação e experiência do usuário em seus produtos educacionais.

6) Certificação

A certificação é garantida com selo da Universidade Federal do Maranhão, instituição de ensino superior que possui grande relevância no estado.

Data de Publicação: 29/11/2021