Notícias

Disponível nova Biblioteca Digital da UNA-SUS/UFMA com o tema Queixas Comuns na APS

O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas Android e iOS.

As demandas espontâneas de pacientes com queixas comuns são frequentes dentro das unidades básicas de saúde. Para oportunizar o acesso rápido do conhecimento sobre o tema, sobretudo, oferecer cuidados integrais e resolutivos, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza a Biblioteca Digital: Queixas Comuns na APS, disponível nas lojas Android e iOS.

Com base no material didático do Programa de Formação Cuidado nas queixas comuns no atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde, o aplicativo reúne um acervo diverso que abordam aspectos de como atender pacientes com queixas comuns na APS desde o acolhimento ao fluxo de processos de trabalho por profissionais de saúde.

Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo Queixas Comuns na APS permite que o conteúdo esteja mais acessível e com mais usabilidade. Buscar, comentar, compartilhar e baixar pode ser feito em segundos.

Além disso, a Biblioteca Digital oferece recursos educacionais avançados, como: infográficos interativos, PDFs, podcasts, e-books, que ajudam os profissionais a consolidarem seus conhecimentos, visando ao melhor desfecho para a saúde do paciente.

Segundo a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia F. Oliveira, a ferramenta se sobressai como um excelente canal de conhecimento e pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora, por dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

“É fundamental que os gestores e os profissionais de saúde sejam sensibilizados para a importância da qualificação contínua e da valorização da educação permanente em saúde. Somente assim será possível oferecer um atendimento de qualidade e humanizado à população, garantindo a resolutividade e a efetividade da Atenção Primária à Saúde”, ressalta.

Além de utilizar tecnologias para auxiliar e otimizar o conhecimento, a ferramenta oferece conteúdos atualizados e embasados em evidências científicas voltada para profissionais de saúde, gestores que atuam na APS, técnicos, acadêmicos, público em geral, interessados sobre o atendimento às pessoas com queixas comuns, entendendo a fisiologia e o manejo.  

Procure na sua loja de aplicativos (Android ou iOS), baixe e compartilhe a Biblioteca Digital “Queixas Comuns na APS”.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 06/12/2023