Games na Saúde: amplie seu conhecimento e simule um atendimento de casos clínicos na área da medicina, odontologia e multiprofissional

Baixe os jogos “Medical Case”, “Dental Case” e “Clinical Case”. Disponível nas lojas Android e iOS.

Dentro de seu ecossistema educacional, a UNA-SUS/UFMA oferta uma experiência singular de aprendizado online na área da saúde, tornando o conhecimento ainda mais dinâmico, inclusivo e interativo. Entre os recursos educacionais, destaca-se a plataforma Game Case, composta por jogos direcionados, principalmente, para três especialidades: medicina, odontologia e multiprofissional. Os jogos são disponibilizados em três plataformas distintas: Web, Android e iOS.

Chamados de Clinical Case, Dental Case e Medical Case, os jogos da plataforma Game Case têm por objetivo ajudar os profissionais de saúde na identificação de uma escolha do atendimento que possa ser melhor para o paciente, em uma simulação de casos clínicos.

Segundo a coordenadora do projeto Game Case, Alana Oliveira, a concepção dos jogos se deu de maneira multidisciplinar, com o apoio de vários profissionais, como: designers, pedagogos, médicos e dentistas, além de profissionais de tecnologia da informação responsáveis pelo desenvolvimento do software e implantação da infraestrutura computacional em nuvem.

"O desenvolvimento inicia-se por meio de uma Ferramenta de conteudistas, disponível via Web, onde os profissionais descrevem textualmente todas as fases dos casos clínicos que se tornarão jogos, os quais se constituem em uma simulação de um atendimento clínico em ambiente do SUS. São contempladas as seguintes fases: anamnese, exame clínico, exames complementares, diagnóstico, tratamento ou conduta e comunicação”, explica Alana.

Para fazer parte dessa experiência é bem simples: basta criar uma conta, realizar o login na plataforma, selecionar um caso clínico e o seu avatar, então é possível iniciar o jogo, que segue as seguintes etapas: anamnese, exame clínico, exame complementar, diagnóstico, conduta e comunicação.

“É possível acompanhar o seu progresso através da barra laranja situada à direita da tela, se ficar totalmente completa, significa que você fez todas as escolhas corretas, caso não fique, ela não irá avançar. Além disso, é possível que aconteça uma situação inusitada que irá interferir no atendimento do paciente, logo é necessário conduzir a situação selecionando uma das opções apresentadas; tal escolha contribui na pontuação final”, completa a coordenadora.

Ao final do caso, de acordo com as escolhas realizadas, o usuário tem acesso à pontuação alcançada em cada etapa da jogada, além das barras coloridas, presentes no gráfico, mostrarem o nível de aproveitamento. Por fim, o jogo apresenta um feedback pedagógico que permitirá ao aluno aprofundar-se nas especificidades abordadas em cada caso clínico.

Segundo a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o processo de tomada de decisão não é do game, mas da ação educativa como um todo, que diz respeito à construção de uma iniciativa de aprendizagem. “Entre as diversas aplicações da tecnologia, a utilização de jogos sérios –serious games – apresenta-se como uma forma de estimular e dinamizar o processo de aprendizagem, promovendo o engajamento de pensamento crítico e a resolução criativa de problemas”, frisa a diretora.

Os jogos encontram-se disponíveis, gratuitamente, na plataforma Game Case e nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Data de Publicação: 12/12/2023