Notícias

Comunicação e Inclusão: UNA-SUS/UFMA disponibiliza novo aplicativo com acervo especializado em comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda

O APP “Comunicação Efetiva” está disponível nas lojas Android e iOS.

Os profissionais de saúde e as equipes de atenção devem buscar capacitação contínua para atenderem, de forma especializada, as demandas em saúde de todas as pessoas. Considerando a inclusão e a integralidade como norteadores do cuidado, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza um acervo digital gratuito sobre comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda no âmbito da Atenção Primária à Saúde. O aplicativo “Comunicação Efetiva” está disponível para download nas lojas Android e iOS.

A biblioteca digital conta diversos recursos educacionais, como e-books, PDF, infográficos, podcasts e vídeos, com foco na diminuição das barreiras de acesso às pessoas com deficiência auditiva às informações e aos recursos ofertados nas unidades básicas de saúde. Profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores encontrarão uma variedade de tópicos, incluindo as peculiaridades da história da pessoa com deficiência auditiva e surda, as formas de comunicação e as conquistas alcançadas pela Rede, as possibilidades de restabelecimento do fluxo de comunicação com o uso de tecnologias assistivas, entre outros.

O acervo foi reunido a partir dos materiais abordados no curso “Comunicação Efetiva com a Pessoa com Deficiência Auditiva e Surda na Atenção Primária em Saúde”, destaque na UNA-SUS/UFMA com mais de 20 mil matrículas.

Segundo a coordenadora geral da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, a comunicação entre profissionais de saúde e pessoas com deficiência auditiva ainda é um desafio. “Por isso, o acervo visa dá continuidade à educação continuada, explorando as possibilidades de comunicação entre profissionais de saúde e pessoas com deficiência auditiva, dando visibilidade às práticas mais resolutivas e difundindo o conhecimento com vistas a estabelecer o processo de comunicação mais inclusivo nas ações de saúde”, apontou.

Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo Comunicação Efetiva permite que o conteúdo esteja mais acessível e com mais usabilidade. Buscar, comentar, compartilhar e baixar pode ser feito em segundos.

Um dos principais objetivos do acervo é disponibilizar conteúdo especializado e contribuir para a capacitação profissional, especialmente, das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), com o conhecimento na palma da mão. A plataforma será acompanhada continuamente pelos especialistas para que seus conteúdos estejam sempre atualizados dentro das temáticas abordadas sobre Comunicação Efetiva.

Procure na sua loja de aplicativos (Android ou iOS), baixe e compartilhe a biblioteca digital “Comunicação Efetiva”.

 

Assuntos em destaque:

Games na Saúde: amplie seu conhecimento e simule atendimentos de casos clínicos na área da medicina, odontologia e multiprofissional;

Disponível nova Biblioteca Digital da UNA-SUS/UFMA com o tema Queixas Comuns na APS;

UNA-SUS/UFMA disponibiliza 10 aplicativos com acervo especializado em Saúde Bucal.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 14/12/2023