Inteligência Artificial: UNA-SUS/UFMA aborda o tema em novo livro da Universidade Aberta do SUS

O e-book conta com 11 capítulos redigidos por diversas Instituições sobre os eixos temáticos da Educação no SUS e Pesquisa e Tecnologias Educacionais.

A obra intitulada “Educação Permanente em Saúde: Desafios Contemporâneos e Contribuições da Rede UNA-SUS para Qualificação em Saúde” foi lançada no 30º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, realizado de 22 a 24 de novembro. Nesta publicação, o artigo Inteligência Artificial e o processo de trabalho na EAD: relato de experiência da UNA-SUS/UFMA integra a coletânea de relatos das diversas ações realizadas pelas instituições da Rede UNA-SUS em relação às práticas inovadoras na formação profissional.

O e-book conta com 11 capítulos redigidos por diversas Instituições, sobre os eixos temáticos da Educação no SUS e Pesquisa e Tecnologias Educacionais. O artigo da UNA-SUS/UFMA, de autoria de Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Paola Garcia, Bruno Serviliano, Vinicius Menezes, Deysianne Chagas, Mizraim Mesquita, Susilena Costa e Cadidja do Carmo descreve a experiência com a inserção da Inteligência Artificial Generativa no seu fluxo de trabalho, como aprimoramento do seu ecossistema pedagógico e tecnológico de produção e oferta de cursos na EAD.

Atuando desde 2009, a UNA-SUS/UFMA oferece cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão gratuitos, na modalidade de educação a distância, utilizando a Plataforma Moodle. Segundo a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o artigo apresenta a experiência exitosa vivenciada no desenvolvimento das ações pedagógicas e das tecnologias na educação ao longo desses anos na busca de aprendizagem inclusivas e acessíveis para todos os públicos.

“Na EAD, a IA pode ser útil no planejamento e construção de rotas personalizadas de e-learning, sendo também capaz de criar ou de aprimorar o processo de elaboração de objetos de aprendizagem. Além disso, experiências de aprendizado orientadas por IA em ambientes de aprendizado online, como cursos abertos online massivos, utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para rastrear as ações e melhorar o desempenho dos alunos. Dessa maneira, a publicação contribui para a difusão das propostas para acessibilidade dos cursos EaD no cenário educacional e de tecnologias da informação e comunicação, nacional e internacionalmente”, declara a coordenadora.

Dentro do acervo da Rede, a UNA-SUS/UFMA costuma aparecer com artigos selecionados para compor as obras literárias. “Sendo a primeira instituição da Rede que trabalha com afinco o uso de metodologias inovadoras nos cursos EAD, pudemos contribuir, mais uma vez, com as ações abordando esta temática”, completa Ana Emilia.

Acesse aqui o livro "Educação Permanente em Saúde: Desafios Contemporâneos e Contribuições da Rede UNA-SUS para Qualificação em Saúde" e boa leitura!

Data de Publicação: 19/12/2023