Notícias

UNA-SUS lança nova versão do curso de dengue com atualização de protocolo

O conteúdo tem enfoque prático, baseado na análise de oito casos clínicos.

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com matrículas abertas para a nova versão do curso Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo, oferecido pela Fiocruz Brasília. A atualização contempla o novo protocolo de manejo da doença, publicado pelo Ministério da Saúde em fevereiro. O curso é fruto da parceria entre as Secretarias de Vigilância em Saúde (SVSA) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES) com a UNA-SUS e Fiocruz.

 

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 28 de junho de 2024, pelo link. Quem já realizou o curso em outras ofertas, têm a oportunidade de participar novamente da qualificação e se manter atualizado a respeito do novo protocolo. Para os concluintes, será disponibilizada uma Declaração de Conclusão - até que a emissão de certificados finais seja normalizada, devido à manutenção de sistemas na UNA-SUS.

 

O curso é online, gratuito e tem início imediato. Com carga horária de 10h, o enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de oito casos clínicos. 

De acordo com o médico Alexandre Moura, conteudista do curso, a qualificação perpassa por diferentes formas de apresentação de um paciente com dengue, contemplando diferentes níveis de gravidade e perfis - adulto, criança, gestante. “O fato do curso ser baseado em casos clínicos facilita a aplicação do conhecimento à rotina do profissional”, afirma. Para o médico, “a identificação adequada e oportuna de sinais de alarme, a classificação correta dos casos conforme os grupos clínicos e o conhecimento da conduta adequada proposta para cada grupo são fundamentais para reduzir morbimortalidade da dengue”, ressalta.

Atualização de protocolo

A diretriz atual enfatiza a importância dos grupos de riscos, incorporando outras comorbidades e, em especial, destaca os idosos como grupo de maior vulnerabilidade para desfechos fatais. Além disso, foram revisadas as orientações sobre a hidratação intravenosa, o manejo em adultos cardiopatas e as orientações em usuários de anticoagulantes e antiagregantes. Por fim, atualizou o diagnóstico diferencial de dengue em relação a chikungunya, zika e outras doenças.

Para acessar o novo protocolo, clique aqui.

Para saber mais sobre esses e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.




Fonte: SE/UNA-SUS

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 29/02/2024