Conheça os cursos com inscrições abertas que integram o Programa “Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde”

Estão abertas as inscrições para os cursos que integram o programa “Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde”. A oferta conta com 3 módulos já disponíveis e o quarto e último será lançado em breve. Nessa modalidade, o aluno poderá realizar todos os cursos individualmente e obter o certificado com carga horária total de 120 horas. Todas as ofertas são ofertadas na modalidade a distância, autoinstrucional e possuem início imediato.

A oportunidade educacional é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

Confira as capacitações que fazem parte do programa:

Classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde (30h)

Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde 2 (30h)

Situações relacionadas ao atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (30h)

SOBRE O PROGRAMA:

A oferta reúne os seguintes temas no tocante à classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Básica: diretrizes e critérios que definem as diferentes modalidades de acolhimento na APS; diferenças entre situações de urgência/ prioridades voltadas ao diagnóstico e tratamento em casos de doenças de pele, rinossinusites e síndromes gripais, sangramento genital anormal, tonturas e vertigens e a abordagem correta quanto ao atendimento de usuários hiperutilizadores, bem como o conhecimento da comunicação de más notícias e o manejo da Parada Cardiorrespiratória na APS.

Público-alvo: Profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária, bem como graduandos interessados pela temática.

Data de Publicação: 06/08/2021