Game Case: a nova plataforma de jogos educacionais sobre casos clínicos da UNA-SUS/UFMA, que já possui mais de 5 mil usuários

A plataforma é composta pelos jogos: ClinicalCase, DentalCase e MedicalCase, todos disponíveis na Web e nos sistemas Android e iOS

Com base nos princípios pedagógicos para o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais e estudantes da área da saúde, a UNA-SUS/UFMA, em parceria com o Grupo de Pesquisa SAITE (CNPq/UFMA), lança a plataforma Game Case, composta por três jogos educacionais que abordam a resolução de casos clínicos: Clinical Case, Dental Case e Medical Case. Os jogos são disponibilizados em três plataformas distintas: Web, Android e iOS, e são aplicados, também, como recursos educacionais nos cursos da UNA-SUS/UFMA, disponíveis no Saite Ava.

Segundo a coordenadora do projeto Game Case, Alana Oliveira, a concepção dos jogos se deu de maneira multidisciplinar, com o apoio de vários profissionais, como: designers, pedagogos, médicos e dentistas, além de profissionais de tecnologia da informação responsáveis pelo desenvolvimento do software e implantação da infraestrutura computacional em nuvem.

"O desenvolvimento inicia-se por meio de uma Ferramenta de Conteudistas, disponível via Web, onde os profissionais descrevem textualmente todas as fases dos casos clínicos que se tornarão jogos, os quais se constituem em uma simulação de um atendimento clínico em ambiente do SUS. São contempladas as seguintes fases: anamnese, exame clínico, exames complementares, diagnóstico, tratamento ou conduta e comunicação”, explica Alana.

A plataforma Game Case, composta pelos jogos DentalCase, MedicalCase e ClinicalCase, já tem mais de 5 mil usuários e conta com 67 casos clínicos desenvolvidos para dar suporte ao desenvolvimento educacional e profissional do usuário. “Os três games seguem o mesmo formato e lógica, ou seja, o foco é o atendimento de pacientes com demandas espontâneas. Assim, é possível solucionar casos clínicos sobre diferentes áreas, incluindo casos odontológicos, médicos e sobre as mais diversas temáticas da Atenção Primária em Saúde”, revela.

Dentro do jogo, ao realizar o atendimento, o usuário realizará a anamnese e exames físicos, solicitações de exames complementares, diagnóstico e indicação para o melhor tratamento, sempre visando o melhor desfecho para a saúde do paciente.

Para fazer parte dessa experiência é bem simples: basta criar uma conta, realizar o login na plataforma, selecionar um caso clínico e o seu avatar, então é possível iniciar o jogo, que segue as seguintes etapas: anamnese, exame clínico, exame complementar, diagnóstico, conduta e comunicação.

“É possível acompanhar o seu progresso através da barra laranja situada à direita da tela, se ficar totalmente completa, significa que você fez todas as escolhas corretas, caso não fique, ela não irá avançar. Além disso, é possível que aconteça uma situação inusitada que irá interferir no atendimento do paciente, logo é necessário conduzir a situação selecionando uma das opções apresentadas; tal escolha contribui na pontuação final”, completa a coordenadora.

Ao final do caso, de acordo com as escolhas realizadas, o usuário tem acesso à pontuação alcançada em cada etapa da jogada, além das barras coloridas, presentes no gráfico, mostrarem o nível de aproveitamento. Por fim, o jogo apresenta um feedback pedagógico que permitirá ao aluno aprofundar-se nas especificidades abordadas em cada caso clínico.

Segundo a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, na qual a UNA-SUS/UFMA está vinculada, o processo de tomada de decisão não é do game, mas da ação educativa como um todo, que diz respeito à construção de uma iniciativa de aprendizagem. “Entre as diversas aplicações da tecnologia, a utilização de jogos sérios –serious games – apresenta-se como uma forma de estimular e dinamizar o processo de aprendizagem, promovendo o engajamento de pensamento crítico e a resolução criativa de problemas”, frisa a diretora.

É possível acessar a plataforma Game Case gratuitamente por desktop, ou celular, através do download individual de cada jogo nas lojas de aplicativos, disponível para Android e iOs.

Data de Publicação: 15/12/2021