Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Considerada uma condição de urgência e emergência, o Traumatismo Cranioencefálico (TCE) pode acometer crianças, adultos e idosos em variados níveis de gravidade

O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é qualquer lesão gerada no crânio responsável por ocasionar alterações anatômicas nessa região e o consequente comprometimento de funções importantes para a Qualidade de Vida (QV) da pessoa diagnosticada. De modo a auxiliar as equipes de saúde quanto ao atendimento correto nesse tipo de situação, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso “Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)''. As matrículas podem ser realizadas no site da UNA-SUS/UFMA, no menu “Cursos”.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS).

Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a presença de tutores. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nessa área de atuação.

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recursos multimídia, e-books, material em PDF, infográficos, vídeo e questionário, além de contar com a versão para dispositivos móveis.

Temáticas abordadas

O curso aborda os cuidados em saúde direcionados à pessoa que sofreu Traumatismo Cranioencefálico (TCE), com destaque para os processos de avaliação, classificação de gravidade, tratamento e estratégias de inclusão na sociedade do paciente inserido nesse contexto. A capacitação é dividida pelos seguintes conteúdos: Avaliação Primária e Classificação de gravidade da pessoa com TCE; Processos e pressupostos básicos dos cuidados de atenção à saúde da pessoa com TCE; Instrumentos de avaliação padronizados com adequadas evidências científicas, que podem ser utilizados na pessoa com TCE; A qualidade de vida e tratamento após o TCE; Estratégias para a inclusão na comunidade; Características e organização do processo de cuidado da pessoa com TCE no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Data de Publicação: 12/01/2022