UNA-SUS/UFMA lança novo site institucional

Com mais segurança e melhor navegabilidade, o portal reúne notícias e conteúdos exclusivos sobre as iniciativas educacionais, científicas e tecnológicas da Instituição.

O desejo de sempre inovar em nossas ações é o que nos move para que a cada dia possamos nos conectar melhor. Pensando em ter uma comunicação ainda mais assertiva, a UNA-SUS/UFMA lança seu novo site e uma nova forma de se relacionar com você!

Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o site reúne notícias e conteúdos exclusivos sobre as ações educacionais do projeto, bem como apresenta maior investimento em acessibilidade digital. Com um layout moderno e mais dinâmico, ele preserva o propósito da instituição em construir conhecimentos e conexões no âmbito da educação continuada em saúde.

O Coordenador do Núcleo de Comunicação, Henrique Coutinho, comenta que o novo site será mais uma ferramenta de comunicação institucional, baseada em construir conhecimentos e conexões: “mais do que um novo portal, queremos reforçar nosso comprometimento com a constante melhoria de nossos canais de comunicação e o acesso às nossas informações por parte do nosso público e sociedade em geral”, ressalta o profissional.

DESENVOLVIMENTO DO SITE

Pautados pelo desejo de inovar, foi criado um ambiente online visualmente confortável, intuitivo e prático, com uma linguagem precisa para o público. Além disso, considerou-se a experiência multitelas do internauta (mobile), de onde vem parte expressiva dos acessos aos nossos conteúdos.

De acordo com Rayanne Silveira, Gerente de Projetos da UNA-SUS/UFMA, o tempo estimado de desenvolvimento do site durou 2 meses desde a validação da proposta inicial: “O processo de produção iniciou com o levantamento de informações e problemas do site antigo. Em maio a equipe iniciou o esboço do projeto, fazendo todo o procedimento que um software exige, desde a documentação de requisitos até as validações de entrega com várias equipes da UNA-SUS/UFMA. A equipe de desenvolvimento foi composta pelo Igor Estrela e Rodrigo Menezes atuando como desenvolvedores full-stack e a Elizabette Garcia como design do projeto”, explica a profissional, que ressaltou ainda a importância do diálogo e do relacionamento intersetorial, principalmente com o núcleo de comunicação, durante o desenvolvimento do projeto.

O professor Mario Meireles, coordenador do Núcleo de Tecnologia da UNA-SUS/UFMA, ressalta a importância do projeto capitaneado por uma equipe multidisciplinar: “Quando a gente fala de site, falamos também de tecnologia, comunicação, design e programação. O projeto foi desenvolvido pela equipe de design, o núcleo de tecnologia contribuiu com a parte da programação adotando as funcionalidades mais modernas e mais adequadas para o nosso contexto. Somado a isso, contamos ainda com a equipe de comunicação que ficou encarregada dos textos, de como veicular a informação e alinhar aos elementos visuais e de funcionalidade do site. Trabalhar dessa forma, com os mesmos objetivos, é quase certo que conseguiremos fazer um bom trabalho e alcançar sucesso em nossas ações”.

As mudanças mais notáveis no site estão centradas nos aspectos de acessibilidade, como ajuste de tamanho de fonte, alto contraste e até mesmo um leitor de tela em libras. Somado a isso, a página passou por uma reformulação em seu layout, dando espaço para uma interface menos densa e sem informações redundantes.

O professor falou ainda das expectativas em torno da recepção do público e do investimento na experiência multitelas do usuário. “Eu espero que os nossos alunos gostem. Eles vão reconhecer que o site mudou: está mais rápido, o acesso à informação foi facilitado, a inscrição nos cursos adquiriu mais destaque e a forma de apresentar as notícias também. É fundamental destacar que o nosso site foi projetado a partir de um design responsivo, portanto a experiência de utilizar o dispositivo móvel (celular) é tão boa ou até melhor do que pelo computador”, finaliza Mário Meireles.

SEÇÕES

No novo site é possível encontrar desde as informações sobre a nossa história, notícias, últimos lançamentos de cursos/ofertas, produções científicas (artigos, livros, registros no INPI), além dos nossos contatos e área exclusiva do aluno. É a informação com mais facilidade em suas mãos!

Então, seja bem-vindo ao novo site da UNA-SUS/UFMA e tenha uma ótima experiência de comunicação, educação e tecnologia!

Fonte: Núcleo de Comunicação e Design

Data de Publicação: 06/08/2021