Notícias

Cuidado em Saúde Bucal da pessoa com doença infecciosa transmissível é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

O curso é gratuito, autoinstrucional, com inscrições até 30 de junho

Considerando a alta prevalência de doenças infecciosas transmissíveis nas unidades de atenção, é essencial que o cirurgião-dentista saiba diagnosticar e tratar as manifestações bucais decorrentes desses agravos. De modo a auxiliar as equipes de odontologia quanto ao atendimento correto nesse tipo de situação, a UNA-SUS/UFMA lança o curso Cuidado em Saúde Bucal da pessoa com doença infecciosa transmissível. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de junho no ambiente virtual de aprendizagem - o Saite AVA

A oferta é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) - por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) - e Ministério da Saúde com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA. 

O curso é gratuito, com início imediato e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a presença de tutores. O público-alvo são cirurgiões-dentistas, que atuam na Atenção Primária à Saúde, além de profissionais, estudantes e demais interessados na temática da capacitação. 

A oferta é desenvolvida em um ambiente virtual inovador e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-books, material em PDF, infográfico interativo, material multimídia, vídeos, questionários, entre outros. 

TEMÁTICA

Com carga horária de 60 horas, o curso aborda a assistência odontológica voltada às pessoas com doenças infecciosas transmissíveis (endêmicas e epidêmicas) a partir do manejo correto de manifestações orofaciais relacionadas a essas condições clínicas. A capacitação abrange ainda as medidas para o controle de infecções cruzadas comuns a esse contexto. Dividida em duas unidades, a oferta apresenta os seguintes temas: Produção do cuidado em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde e Atenção à saúde bucal de pessoas com doenças infecciosas transmissíveis na Atenção Primária à Saúde. 

CERTIFICAÇÃO 

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 31/01/2022