UNA-SUS/UFMA faz parte do maior acervo de recursos educacionais em saúde da América Latina

O ARES conta com 1512 recursos da UNA-SUS/UFMA

Produzir informação de qualidade é fundamental para otimizar todo um setor e gerar resultados mais precisos. Na saúde, por exemplo, a informação subsidia o processo decisório, permitindo identificar e modificar uma realidade. Assim, desempenhando seu papel de vital importância na difusão de conhecimento, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFMA), faz parte do maior acervo de recursos educacionais em saúde da América Latina – o ARES.

O repositório é uma plataforma digital que permite o acesso, o download e a reutilização de recursos educacionais digitais desenvolvidos pelas instituições que compõem a Rede UNA-SUS para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde. Atualmente, o ARES tem mais de 18 mil recursos educacionais disponíveis em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e materiais multimídia, nas mais diversas temáticas da saúde. No último mês, o acervo recebeu mais de 26 mil visitas.

“O acervo foi estruturado em 2012 e, hoje, constitui o maior acervo em saúde da América Latina. Ele é atualizado, porque precisa estar em consonância com o que vem sendo discutido e estabelecido pelas políticas públicas relacionadas à saúde, além de ser referência na atualização dos profissionais de saúde, que buscam contribuir para a sua prática no território”, expõe a secretária executiva da Rede UNA-SUS, Maria Fabiana Passos. (Depoimento transcrito de arquivo audiovisual da UNA-SUS)

Com mais de 10 anos de atuação, a UNA-SUS/UFMA, vinculada à Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade (DTED/UFMA), é uma das instituições pioneiras na história da Rede UNA-SUS, projeto do Ministério da Saúde, e já disponibilizou 1.512 recursos no ARES.

“A UNA-SUS/UFMA vem ofertando cursos a distância na área da saúde desde 2010, e tem buscado o aprimoramento na elaboração de recursos educacionais com base na evolução dos estudos sobre Design Instrucional, Educação Permanente em Saúde e Educação Continuada em Saúde”, ressaltou a Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, Mizraim Mesquita.

Além disso, a equipe de Tecnologia da Informação vem aperfeiçoando, continuamente, os recursos educacionais. “A equipe de T.I da instituição vem adicionando funcionalidades para facilitar o processo de aprendizagem autônoma, e para deixá-los cada vez mais dinâmicos e acessíveis para diversos perfis de estudantes e variadas plataformas de acesso”, completou Mesquita.

ACESSO ABERTO – O ARES é alimentado de forma colaborativa e está alinhado aos princípios do Acesso Aberto, permitindo que qualquer pessoa possa acessar, baixar, copiar, distribuir e reutilizar os recursos educacionais livremente. “Sendo assim, a importância de inserir os recursos desenvolvidos pela UNA-SUS/UFMA no ARES dá-se pela própria relevância dessa plataforma e pelo desejo de ampliar o acesso às estratégias educacionais desenvolvidas na instituição, que visa à propagação e democratização de saberes”, frisou Mesquita.

De acordo com o portal da Rede UNA-SUS, nos últimos 31 dias, a UFMA é a segunda instituição com mais material baixado do ARES – foram realizados 1.260 downloads de recursos educacionais desenvolvidos pela UNA-SUS/UFMA. A primeira instituição é a UNIFESP, com 1.529 downloads.

“O alto índice de downloads é resultado de uma iniciativa da UNA-SUS/UFMA para a facilitação do acesso aos recursos educacionais produzidos, que se traduz na constante submissão de materiais ao ARES, de modo que a Universidade, atualmente, está entre as seis instituições com maior número de recursos disponíveis no acervo”, afirmou Mesquita.

CURSOS GRATUITOS - Nos cursos da UNA-SUS/UFMA, os recursos educacionais são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – o Saite AVA – e podem ser acessados pelos alunos matriculados enquanto a oferta estiver vigente. Atualmente, há mais de 20 cursos disponíveis na plataforma, todos gratuitos e com início imediato. “Do ponto de vista dos conteúdos, a Instituição investe na formação dos conteudistas para a produção de textos e recursos didáticos que, de fato, ajudem o público-alvo na aprendizagem por meio da educação a distância. Dessa forma, aproveita-se a expertise dos autores e mostra-se o padrão de qualidade que se busca nas ofertas educacionais da UNA-SUS/UFMA”, assegurou Mizraim Mesquita.

Para utilizar os recursos do ARES, acesse: ares.unasus.gov.br/acervo.

Imagem: Divulgação SE/UNA-SUS.

Data de Publicação: 02/02/2022