Dia Mundial Contra o Câncer: Conheça o curso que aborda os cuidados na área de Odontologia aos pacientes oncológicos

Curso gratuito, autoinstrucional e com inscrições abertas até 31 de março

Instituído como Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro é uma data importante que alerta para a importância de investir na conscientização e na sua prevenção. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 625 mil brasileiros têm a doença. Considerando a importância epidemiológica do câncer e a sua magnitude como problema de saúde pública no Brasil, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer”, que segue com inscrições abertas até 31 de março.

DOENÇA CRÔNICA – Sendo um tipo de doença crônica não transmissível (DCNT), o câncer tem registrado no mundo um crescimento de 20% nos casos na última década e a doença já está entre as quatro principais causas de morte antes dos 70 anos de idade na maioria dos países. De acordo com o IBGE 2020, 52% das pessoas com 18 anos ou mais foram diagnosticadas com pelo menos um tipo de doença crônica não transmissível (DCNT) no país; o que acarreta grandes impactos na qualidade de vida dessa população, incluindo a saúde bucal.

No âmbito do SUS, as políticas de assistência odontológica organizam suas práticas de modo que o cuidado ao paciente inserido nesse contexto seja ofertado de modo integralizado e multidisciplinar, com o apoio de uma equipe de Saúde Bucal qualificada e que possa direcionar, quando necessário, para outras linhas de cuidado.

Nesse sentido, a UNA-SUS/UFMA vem contribuindo com sua expertise, disponibilizando capacitação gratuita aos profissionais de odontologia de todo o país, por intermédio do curso “Assistência odontológica para pacientes com DCNT: pacientes com câncer”. A oferta é fruto da parceria com o Ministério da Saúde, a Faculdade de Odontologia da USP-FOUSP e o Programa de pós-graduação em Odontologia da UFMA.

CURSO GRATUITO – A capacitação é a oportunidade de cirurgiões-dentistas, que atuam na Atenção Primária à Saúde, estudantes e interessados pela temática, compreenderem os diferentes fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, com enfoque nos pacientes com câncer. Com carga horária de 45 horas, o curso é totalmente gratuito, autoinstrucional e início imediato. Além disso, conta com diversos recursos educacionais, como e-books, PDF, infográficos interativos, materiais multimídias, vídeos, entre outros.

Entre as temáticas abordadas estão: Atenção à saúde do paciente com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS); Princípios e diretrizes da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer; Atendimento odontológico prévio ao tratamento oncológico; avaliação odontológica de paciente com diagnóstico recente de câncer e atendimento odontológico ao paciente durante e após o tratamento oncológico.

Data de Publicação: 04/02/2022