Cuidado em reações anafiláticas é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Curso gratuito, autoinstrucional e com início imediato

As reações anafiláticas, uma das demandas mais comuns na Atenção Primária à Saúde, são queixas que precisam ser reconhecidas e tratadas em tempo hábil, caso contrário podem evoluir negativamente de forma rápida. Buscando manter os profissionais de saúde atualizados sobre os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde no que diz respeito à assistência correta nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso “Cuidado em reações anafiláticas”. Acesse a aba "Cursos" e realize a sua matrícula.

A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, especialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e, também, com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, Game Quiz, material em PDF e questionário.

TEMÁTICAS ABORDADAS

Por meio do curso, será possível compreender o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para organização do fluxo de trabalho das equipes e reconhecer os cuidados com as reações anafiláticas na Atenção Primária à Saúde. Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS); Organização do processo de trabalho das equipes de APS para o atendimento da demanda espontânea; Conceitos de anafilaxias, diagnóstico e tratamento da reação anafilática; Situações especiais; Prevenção e acompanhamento das reações anafiláticas; Fluxo de atendimento com classificação de risco e vulnerabilidade nos casos de reação anafilática.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e chancelado pela Universidade Federal do Maranhão.

Data de Publicação: 07/02/2022