LISTA | 8 cursos na área de Odontologia com inscrições abertas em 2022

Ofertas gratuitas, autoinstrucionais e com início imediato

A parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), e o Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA, está com inscrições abertas para oito cursos na área de odontologia este ano.

Como todas as capacitações da Rede UNA-SUS, os cursos são autoinstrucionais, ou seja, priorizam a autonomia do aluno em seu processo de aprendizagem, totalmente gratuitos e com início imediato. O público-alvo são cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária em Saúde, além de profissionais, estudantes e demais interessados pela temática.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. Os interessados devem acessar a plataforma www.saiteava.org para realizar a matrícula. Veja todas as oportunidades:

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária: Doenças Respiratórias Crônicas

Com carga horária de 60h, o curso tem como objetivo apresentar um atendimento odontológico integral, abordando a clínica, a prevenção de fatores de risco nos pacientes com doenças respiratórias crônicas e orientações que irão favorecer um tratamento odontológico seguro e eficaz, contemplando o papel da Atenção Primária como ordenadora da RAS. Além disso, você será capaz de reconhecer os principais sinais e sintomas que este paciente pode apresentar, buscando estratégias e planos de enfrentamento destas condições de saúde.

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica

Objetiva compreender os diferentes fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis e como elas impactam na saúde bucal do paciente com DCNT - Doença Renal Crônica (DRC), a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus, grupos que fazem parte do contexto de atuação da Atenção Primária em Saúde (APS). Carga horária: 30h.

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Doenças Cardiovasculares

O objetivo é compreender os fatores relacionados às doenças crônicas não-transmissíveis e o seu impacto na saúde bucal do paciente com DCNT, dessa vez com enfoque nas doenças cardiovasculares. Entre as temáticas abordadas, estão: Redes de Atenção à Saúde Bucal; Doenças cardiovasculares e o tratamento odontológico; Condutas no tratamento odontológico frente aos pacientes com doenças cardiovasculares; Prevenção de endocardite infecciosa; Meios hemostáticos locais; Orientações dos cuidados pós-operatórios. Carga-horária: 45 h.

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer

Com enfoque nos pacientes em tratamento oncológico, o curso busca capacitar a equipe de saúde bucal, respeitando as necessidades específicas dessa linha de cuidado - durante e após o tratamento quimioterápico ou radioterápico. Entre os conteúdos abordados, estão: Rede de cuidados ao paciente com câncer; Atenção primária e a coordenação do cuidado ao paciente com câncer; Atendimento odontológico prévio ao tratamento oncológico; Avaliação clínica e radiográfica do paciente; Tratamento odontológico prévio ao tratamento oncológico, entre outros. Carga horária: 45h.

Cuidado em saúde bucal para pessoas com deficiência na Atenção Primária à Saúde

Com carga horária de 45 horas, a oferta tem como objetivo compreender a promoção do cuidado em saúde bucal na Atenção Básica, bem como identificar as especificidades no manejo da Pessoa com Deficiência (PCD) nessa linha de atenção, de modo a oferecer assistência odontológica qualificada, especializada e humanizada a essa população.

Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas

A capacitação tem como objetivo compreender e promover o cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas, no contexto da APS e aborda temas como: organização do processo de trabalho da Atenção Primária para a integralidade do cuidado em gestantes e puérperas; Rede de Atenção à Saúde (RAS); classificação do risco gestacional; doenças orais mais frequentes em gestantes e puérperas, entre outros. Carga horária: 45h.

Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas

A oportunidade educacional, com carga horária de 120h, objetiva capacitar o cirurgião-dentista na ampla resolução de demandas que necessitam de atendimento odontológico imediato, apresentando as condutas e os protocolos clínicos adequados para a assistência e manejo dos diferentes tipos de urgências e manifestações bucais.

Cuidado em Saúde Bucal da pessoa com doença infecciosa transmissível

Com carga horária de 60 horas, o curso aborda a assistência odontológica voltada às pessoas com doenças infecciosas transmissíveis (endêmicas e epidêmicas) a partir do manejo correto de manifestações orofaciais relacionadas a essas condições clínicas. A capacitação abrange ainda as medidas para o controle de infecções cruzadas comuns a esse contexto. Dividida em duas unidades, a oferta aborda as seguintes temáticas: Produção do cuidado em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde e Atenção à saúde bucal de pessoas com doenças infecciosas transmissíveis na Atenção Primária à Saúde.

Data de Publicação: 14/02/2022