Notícias

Cursos na área de Odontologia da UNA-SUS/UFMA ultrapassam 100.000 matrículas em todo o país

Foram mais de dez cursos ofertados entre 2016 e 2022

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) alcança nova marca histórica. A dedicação e o protagonismo desse Programa Governamental, que antes lhe conferiram a expressiva marca de um milhão de matrículas, hoje, celebra a conquista de mais de 100 mil matrículas nos cursos da área de Odontologia em todo o país.

O levantamento, realizado entre 2016 e 2022, contabiliza mais de 100.000 matrículas nos módulos individuais e programas de aperfeiçoamento na área de Saúde Bucal, número que continua subindo diariamente e acentuando-se no ambiente virtual de aprendizagem – o SAITE AVA, com cursos totalmente gratuitos, metodologia autoinstrucional e com início imediato.

Para a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o alto índice de matrículas nas ofertas de Odontologia da UNA-SUS/UFMA é resultado do compromisso de toda a equipe e da percepção de que a saúde bucal é essencial para manter o bem-estar do nosso organismo.

“O grande número de matrículas nos cursos da área odontológica é reflexo da excelência do trabalho de aperfeiçoamento desses profissionais na promoção da saúde bucal que, consequentemente, deve impactar de forma positiva a saúde do país. Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD e ofertando um serviço de qualidade na educação, oportunizamos a qualificação de profissionais de odontologia, em especial, dos cirurgiões-dentistas, pois eles enfatizam a manutenção da integralidade do paciente como um todo, avaliando não apenas a boca e os dentes, mas seu estado de saúde geral”, observou Ana Emilia, que também é coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA.

Foram mais de dez ofertas educacionais, frutos da parceria entre a Rede UNA-SUS, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade (DTED/UFMA), e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com ênfase no cuidado em saúde bucal, na compreensão e estruturação dos serviços de assistência odontológica e no trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.

De acordo com a professora da FOUSP e coordenadora do Núcleo de Telessaude FOUSP-SAITE, Ana Estela Haddad, as parcerias com a UFMA, por meio da UNASUS, Grupo de Pesquisa SAITE e Programa de Pós-graduação em Odontologia, foram fundamentais no avanço das produções científicas, nas inovações tecnológicas e no aperfeiçoamento das metodologias pedagógicas.

“A contribuição das instituições parceiras é uma grande satisfação que se renova a cada dia e a cada conquista. Produzimos cursos, pesquisas, inovações e aprendemos muito em um esforço coletivo e transdisciplinar para democratizar o conhecimento. Assim, celebramos a marca de mais de 100.000 matrículas nos cursos de atenção à saúde bucal, mais de 30 registros de softwares no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI, seis livros em português, inglês e espanhol, e outros dez estão em finalização, mais de 25 aplicativos, mais de 20 games, vários capítulos de livros, muitos lançamentos em renomados repositórios educacionais nacionais e internacionais, e várias outras ações desenvolvidas ao longo desse período. E certamente, isso retrata uma parceria séria, sólida, de muita dedicação e altamente exitosa, com resultados extremamente expressivos”, destacou.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – Com o objetivo de criar a melhor experiência de aprendizado on-line no processo educativo na área da saúde, a UNA-SUS/UFMA, em parceria com o Grupo de Pesquisa SAITE (CNPq/UFMA), utiliza diversas estratégias de gamificação em seus cursos de educação continuada como uma forma de capacitação lúdica e inovadora. Entre esses jogos, um foi criado especialmente para dar suporte ao desenvolvimento educacional dos profissionais da área Odontológica. O serious game chamado Dental Case, que aborda as temáticas Odontopediatria, Periodontia, Dentística, Endodontia, Prótese Dentária, entre outros assuntos, está disponível para o usuário em três plataformas distintas: Web, Android e iOS. Dentro do jogo, ao efetuar o atendimento, o usuário realizará a anamnese e exames físicos, solicitações de exames complementares, diagnóstico e indicação para o melhor tratamento, sempre visando o melhor desfecho para a saúde do paciente. 

OPORTUNIDADE – Entre as capacitações que fizeram parte desse levantamento, oito ainda estão com inscrições abertas. Dessas, quatro fazem parte do Programa “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária” que atende aos seguintes eixos temáticos: Doenças Respiratórias Crônicas; Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica; Doenças Cardiovasculares; e Pacientes com Câncer; além das ofertas Cuidado em saúde bucal para pessoas com deficiência na Atenção Primária à Saúde; Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas; Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas; e Cuidado em Saúde Bucal da pessoa com doença infecciosa transmissível. Os interessados devem acessar a plataforma www.saiteava.org para realizar a matrícula. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

O êxito dos cursos na área de Odontologia da UNA-SUS/UFMA, segundo a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA, Cecilia Ribeiro, é resultado da expertise dos profissionais envolvidos nesse projeto. “Sob a liderança das professoras Ana Emília (UFMA) e Ana Estela (USP), em parceria com o Ministério da Saúde, esses cursos reuniram um time de professores, especialistas e pesquisadores para que as melhores evidências científicas da Odontologia pudessem chegar aos profissionais da rede SUS. O PPGO-UFMA sente-se honrado em participar deste projeto, contribuindo de forma translacional para que resultados de pesquisa beneficiem a população brasileira”, declarou Cecilia Ribeiro.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 18/02/2022