Notícias

UNA-SUS/UFMA lançará curso voltado à saúde do público feminino PcD e/ou com Mobilidade reduzida

Cuidado qualificado, especializado e inclusivo

Neste 08 de março, a UNA-SUS/UFMA parabeniza e homenageia todas as mulheres por suas histórias, seus talentos e trajetórias de vida. Com vocês nós conhecemos o verdadeiro significado de inspiração, grandeza e resiliência. 

Aproveitamos essa data tão representativa para falar também sobre o acesso à saúde como agente de transformação social e igualdade de gênero, sobretudo para a população feminina PcD e com Mobilidade reduzida. O cuidado qualificado, especializado e inclusivo é capaz de movimentar toda a sociedade. Por isso, em abril, a UNA-SUS/UFMA, em parceria com o Ministério da Saúde, irá lançar um curso voltado à saúde do público feminino PcD e/ou com Mobilidade reduzida

Você sabe o que distingue uma Pessoa com Deficiência de uma Pessoa com Mobilidade Reduzida?

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A Mobilidade Reduzida se refere a uma condição temporária ou permanente de pessoas que, por motivos diversos, manifestam dificuldade de mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção. Nesse grupo estão incluídos idosos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo e obesos.

Conhecer esses conceitos é fundamental para vencermos estigmas e colocar em prática ações de inclusão e acessibilidade. Além disso, na organização do cuidado, compreender essas nomenclaturas é importante para identificar as necessidades coletivas e especificas desses grupos, assim como as diversas formas de discriminação vivenciadas pela população PcD e com Mobilidade Reduzida.

Hoje, e sempre, vamos celebrar as conquistas e reafirmar a luta da população feminina por mais autonomia e respeito.

Já anota na agenda e compartilhe essa informação!

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 08/03/2022