Notícias

NA MÍDIA | Saúde: capacitação no tratamento pós-covid

Ouça a entrevista da Radioagência Nacional; Link na matéria

Publicado originalmente em 6/03/2022, no site da Agência Brasil.

Estão abertas até 31 de março as inscrições para os profissionais de saúde que queiram se especializar em atendimentos de reabilitação pós-covid. A iniciativa do Ministério da Saúde pretende capacitar dez mil profissionais de todas regiões do Brasil.

Mais de oito mil profissionais já se inscreveram no programa e 26% já concluiriam a capacitação.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da pasta, Hélio Angotti Neto, explica que a reabilitação de pacientes após a infecção pelo coronavírus ainda oferece muitos desafios.

Hélio Angotti Neto destaca ainda os cuidados com a saúde mental como uma das prioridades no acompanhamento de pacientes que foram infectados pelo coronavírus. Fadiga, falta de ar e indisposição são os sintomas mais comuns de pacientes que adquiriram as formas moderada, grave e crítica da covid.

Desde o início da pandemia, especialistas alertam para a necessidade de se acompanhar os pacientes que ficaram com alguma sequela.

Gerson Cipriano, professor da Universidade de Brasília e pesquisador na área de reabilitação cardiorrespiratória, afirma que 97% de pacientes com indicação clínica não conseguem fazer o tratamento, o que revela a necessidade de mais investimento no setor.

Gerson Cipriano considera positiva a iniciativa do Ministério da Saúde em oferecer capacitação nessa área. Mas sugere que seria importante, neste momento, focar em cursos práticos.

A capacitação do Ministério da Saúde é destinada médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e profissionais das equipes da Atenção Primária à Saúde. O curso tem carga horária de 45 horas e será à distância por meio da plataforma UNA-SUS.


Ouça a entrevista na íntegra da Radioagência aqui.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 09/03/2022