Destaque na UNA-SUS/UFMA: “Organização do SUS” ultrapassa 20 mil matrículas

Curso gratuito e com inscrições abertas até 31 de maio

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) segue com as inscrições abertas, até o dia 31 de março, para o curso Organização do SUS. A iniciativa superou as expectativas e já ultrapassou a marca de 20 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem.

A oportunidade educacional é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), UNA-SUS e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

Com o objetivo de atualizar o conhecimento das equipes que atuam no contexto da gestão em saúde sobre a lógica organizacional do SUS, o curso “Organização do SUS” visa entender como se efetuam as tomadas de decisão, os critérios para definir as prioridades nas linhas de cuidado, a mobilização e coordenação de profissionais, recursos, estratégias e processos de trabalho.

Dividido em dois eixos temáticos - Estruturação e Configuração do SUS; e Gestão em saúde no SUS: tomada de decisão e processo de planejamento -, o curso proporciona entendimento sobre a organização do SUS, reconhecendo sua estrutura, configuração e o processo de planejamento em saúde.

A capacitação faz parte do Programa de Formação “Gestão em Saúde”, que possui mais dois outros cursos: “Organização da Atenção à Saúde no SUS” e “Mudanças no Financiamento do SUS”; todos gratuitos, modalidade a distância e com início imediato. O aluno poderá obter a certificação de cada curso concluído individualmente ou da carga horária total do Programa (135 horas) uma vez concluídos todos os cursos que o compõem.

Os cursos são voltados para secretários municipais e estaduais de saúde, coordenadores de áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos na coordenação e no processo de tomada de decisão em saúde, bem como profissionais interessados pela temática. As matrículas podem ser realizadas no Ambiente Virtual de aprendizagem – o SAITE AVA.

Data de Publicação: 18/03/2022