Curso “Atenção à Pessoa com Síndrome de Down” alcança cerca de 20 mil matrículas em todo o país

Segundo maior em matrículas do Programa Saúde PcD

No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado hoje, 21 de março, a Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) destaca a relevância de cuidados específicos às pessoas com trissomia do cromossomo 21 por meio do curso “Atenção à Pessoa com Síndrome de Down”, que está com inscrições abertas até 30 de novembro e podem ser realizadas no saiteava.org.

O curso faz parte do Programa educacional “Saúde da Pessoa com Deficiência”, sendo o segundo mais procurado da lista, com cerca de 20 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem. Além de ser ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional), o curso tem início imediato e certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Segundo dados do IBGE 2021, aproximadamente, 300 mil pessoas têm síndrome de Down no país, e para 700 nascidos vivos pelo menos um deve apresentar a alteração genética que influencia em diferentes complicações na saúde. Para a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, a oferta tem como objetivo apresentar as particularidades e características da Síndrome de Down e entender a atuação da Rede de Atenção à Saúde voltada para as pessoas com deficiência nesse contexto, além de capacitar o aluno para atender corretamente este público-alvo.

“A difusão do conhecimento para evitar o preconceito, o medo e a desinformação é um dos principais objetivos desta oferta. A forma de enxergar a deficiência se transforma graças à informação, ao cuidado e à dedicação de profissionais da saúde que buscam compreender mais sobre esta síndrome, seu prognóstico e suas possibilidades. Por meio deste curso, será possível conhecer e entender melhor as particularidades e características da Síndrome de Down”, aponta Ana Emilia, que também é diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA).

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda as seguintes temáticas: Definição da Síndrome de Down (SD); Classificação para a SD (CID e CIF); Diagnóstico clínico; Momento da notícia de suspeita ou diagnóstico de SD; Atenção à saúde das pessoas com SD: zero a 2 anos; 2 a 10 anos; 10 a 19 anos; adulto e idoso; Reabilitação.

Podem se inscrever na capacitação: profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a DTED/UFMA, por meio da UNA-SUS/UFMA, e Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Data de Publicação: 21/03/2022