Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com a DTED/UFMA, lança curso on-line Voluntariado no campo das Doenças Raras

Com carga horária de 30 horas, a oportunidade educacional integra o programa Capacitação e Informação em Doenças Raras composto de seis módulos que abordam diversas perspectivas relacionadas a essa temática.

Estão abertas as inscrições para o curso on-line Voluntariado no campo das Doenças Raras. O objetivo da capacitação é promover, por meio da disseminação de conceitos importantes que sustentam a prática do trabalho voluntário, o apoio à população de raros no Brasil. As matrículas podem ser realizadas por meio da plataforma saiteava.org.

O curso é fruto da articulação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) com a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão - DTED/UFMA.

A capacitação é gratuita, ofertada na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e possui início imediato. O público-alvo são familiares, pacientes e pessoas com interesse no cuidado da população de raros, assim como na temática abordada no curso.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução em Libras) e conta também com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: recurso multimídia, vídeo, material em PDF, E-book, infográfico e questionário.

SOBRE O CURSO

Com carga horária de 30 horas, o curso é uma oportunidade para conhecer as bases do voluntariado e o desenvolvimento de projetos sociais, especificamente no campo das doenças raras, desde a proposta de intervenção até o projeto final. Os conhecimentos adquiridos neste curso poderão facilitar o engajamento da sociedade em uma rede de solidariedade que atende pacientes e familiares, além de promover informação e diminuir o preconceito relacionado às doenças raras.

Temáticas abordadas:

• Bases e marcos históricos do serviço voluntário.
  • Significado e características do serviço voluntário.
  • Projeto de voluntariado: planejamento e o projeto social
  • Significado de participação e gerenciamento de um projeto de voluntariado.
  • Projetos sociais de voluntariado em doenças raras: da elaboração e gestão ao encerramento. Estratégias de marketing social e engajamento para alavancar seu projeto.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Texto: DTED/UFMA

Data de Publicação: 29/03/2022