UNA-SUS/UFMA convida estudantes e ex-estudantes para participar da pesquisa on-line sobre o uso de imagens nos cursos de saúde

Participe!

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) convida estudantes e ex-estudantes para responder o questionário on-line sobre o uso de imagens presentes nos recursos educacionais dos cursos ofertados pela instituição.

O questionário faz parte de uma pesquisa científica intitulada Avaliação da produção e da oferta de cursos EaD: uso de imagens na área de saúde. “Alunos e ex-alunos que sejam profissionais da saúde, incluindo as áreas de medicina e odontologia, e que tenham participado dos cursos na área da saúde ofertados pela UNA-SUS/UFMA podem contribuir com a pesquisa”, frisou a coordenadora de Pesquisa na UNA-SUS/UFMA/DTED, professora Cadidja do Carmo.

Coordenados pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), os cursos da UNA-SUS/UFMA buscam cada vez mais o aperfeiçoamento do seu ambiente virtual de aprendizagem – o Saite AVA. “Os resultados possibilitarão melhorias no desenvolvimento e uso de imagens na área de saúde como recursos educacionais em EaD implementados pela UNA-SUS/UFMA, proporcionando uma aplicação cada vez mais próxima do público-alvo dos cursos e com impactos diretos no processo de ensino e de aprendizagem”, apontou Cadidja do Carmo.

A professora Carla Galvão Spinillo, autora da pesquisa, ressalta a importância dessa investigação científica. “Entendemos que o uso de imagens nos cursos da UNA-SUS exerce um significativo papel de potencializar o processo de ensino e de aprendizagem. Assim, o nosso intuito é que as imagens empregadas sejam sempre as melhores e, além disso, compatíveis com a percepção dos nossos alunos. Por isso, é essencial que busquemos esta informação a partir da visão de quem está matriculado ou concluiu um dos cursos da UNA-SUS/UFMA”, expressou.

Os resultados serão analisados por uma equipe de profissionais de design gráfico, sob a coordenação da professora dra. Carla Galvão Spinillo, professora e pesquisadora em design da informação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PPGDesign, e docente colaboradora do PPGDesign/UFMA, que atua em pesquisas neste tema junto à UNA-SUS/Ministério da Saúde e OPAS/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde/ Organização Mundial de Saúde).

Acesse e responda o questionário aqui.

Data de Publicação: 30/03/2022