Dia Mundial da Saúde: a importância dos cursos da UNA-SUS/UFMA para a capacitação permanente na área

Que possamos ser, ao mesmo tempo, agentes de informação e bem-estar.

O campo da saúde é um dos que mais passam por evoluções e avanços. Procedimentos menos invasivos, novas práticas e técnicas refletem em benefícios para a população e podem ser ofertados por meio de capacitações específicas da área. Em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira, 7, a UNA-SUS/UFMA reforça a importância da qualificação profissional na busca por um atendimento mais humanizado e completo, com atenção especial aos serviços do Sistema Único de Saúde.

Desde a sua fundação, em 2009, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza cursos de especialização, aperfeiçoamento, capacitação e extensão gratuitos. Atualmente, todas as iniciativas educacionais do programa são ofertadas a distância (modalidade autoinstrucional sem a mediação de tutores), por meio de tecnologias inovadoras e acessíveis, a exemplo da Plataforma Moodle, que pode ser acessada em dispositivos móveis e computadores.

“Nossa contribuição para a educação em saúde e educação a distância (EaD) é extensa: são inúmeras ofertas educacionais, metodologias ativas, recursos interativos e sistemas tecnológicos que buscam a promoção de conhecimentos para a construção de valores e competências profissionais que atendam às exigências do presente e aos desafios do futuro, sobretudo na realidade de saúde da população brasileira”, pontuou a diretora de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

PROTAGONISMO - Na pandemia do Covid-19, vimos que as demandas do setor mudam a todo instante. O cenário inesperado e urgente demandou esforços para produzir cursos com uma celeridade pouco vista na área. O curso “Reabilitação do paciente com condições pós-covid” é um exemplo dessa dedicação. A oferta alcançou números expressivos de matrículas na plataforma e foi um dos primeiros do país produzido por instituições de ensino superior integrantes da Rede da Universidade Aberta do SUS.

“O conteúdo do curso foi planejado com o intuito de qualificar e ampliar os conhecimentos dos cursistas quanto ao cuidado especializado e humanizado destinado aos pacientes com condições clínicas pós-covid. O nosso propósito é promover assistência de maneira individualizada, com estratégias que visem o aumento na qualidade de vida do indivíduo”, contou Ana Emilia.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – Com o objetivo de criar a melhor experiência de aprendizado on-line no processo educativo na área da saúde, a UNA-SUS/UFMA, em parceria com o Grupo de Pesquisa SAITE (CNPq/UFMA), utiliza diversas estratégias de gamificação em seus cursos de educação continuada como uma forma de capacitação lúdica e inovadora. Entre esses jogos, um foi criado especialmente para dar suporte ao desenvolvimento educacional dos profissionais da área Odontológica, cujas ofertas já conquistaram mais de 100 mil matrículas em todo o país. O serious game chamado Dental Case está disponível para o usuário em três plataformas distintas: Web, Android e iOS. Dentro do jogo, ao efetuar o atendimento, o usuário realizará a anamnese e exames físicos, solicitações de exames complementares, diagnóstico e indicação para o melhor tratamento, sempre visando o melhor desfecho para a saúde do paciente.

“Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD e ofertando um serviço de qualidade na educação, oportunizamos a qualificação de profissionais de odontologia, em especial, dos cirurgiões-dentistas, pois eles enfatizam a manutenção da integralidade do paciente como um todo, avaliando não apenas a boca e os dentes, mas seu estado de saúde geral”, observou Ana Emilia.

Além disso, a UNA-SUS/UFMA já produziu mais de 30 registros de softwares no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), seis livros em português, inglês e espanhol, mais de 25 aplicativos, mais de 20 games, vários capítulos de livros e lançamentos em renomados repositórios educacionais nacionais e internacionais com base nos estudos sobre Design Instrucional, Educação Permanente em Saúde e Educação Continuada em Saúde.

INCLUSÃO - Os cursos do programa educacional de “Saúde da Pessoa com Deficiência” têm conquistado grande relevância no ambiente virtual de aprendizagem. Os cursos “Atenção à Pessoa com Síndrome de Down”, com cerca de 20 mil matrículas, e “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”, com mais de 32 mil matrículas, tem alcançado números recordes de inscrições na UNA-SUS/UFMA.

“A difusão do conhecimento para evitar o preconceito, o medo e a desinformação é um dos principais objetivos do programa 'Saúde da Pessoa com Deficiência’. A forma de enxergar a deficiência se transforma graças à informação, ao cuidado e à dedicação de profissionais da saúde que buscam compreender mais sobre o prognóstico e suas possibilidades dessa parcela da população”, ressaltou Ana Emilia.

OPORTUNIDADE - Com mais de 10 anos de atuação, a UNA-SUS/UFMA se destaca por proporcionar educação de qualidade e excelência aos profissionais de saúde do país. As ofertas são fruto da parceria entre a DTED/UFMA, por meio da UNA-SUS/UFMA, e Ministério da Saúde. Atualmente, o programa governamental está com 22 cursos com inscrições abertas com direito a certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 07/04/2022