Notícias

Com foco no SUS, o programa “Gestão em Saúde” já recebeu mais de 43 mil matrículas e teve inscrições prorrogadas até 31 de outubro

Inscreva-se!

Diante da pandemia do novo Coronavírus, a estrutura robusta de acolhimento do Sistema Único de Saúde (SUS) proporcionou alternativas no combate ao vírus no Brasil. Dos países com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é o único que conta com serviços gratuitos de forma universal. Buscando atualizar os conhecimentos e intensificar a eficiência do sistema público, a UNA-SUS/UFMA segue com inscrições abertas, até 31 de outubro, para os cursos do Programa de Formação “Gestão em Saúde”.

O Programa, cujos números já alcançaram mais de 43 mil matrículas, possui três cursos: “Organização do SUS”, “Organização da Atenção à Saúde no SUS” e “Mudanças no Financiamento do SUS”; todos gratuitos, autoinstrucionais e com início imediato. Com cargas horárias independentes, os cursos têm como objetivo atualizar o conhecimento das equipes que atuam no contexto da gestão em saúde sobre a lógica organizacional do SUS, recursos públicos, processo de estruturação, mobilização e coordenação de profissionais, estratégias e processos de trabalho para atingir o objetivo previsto constitucionalmente. O aluno poderá obter a certificação de cada curso concluído individualmente ou da carga horária total do Programa (135 horas). O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. 

Os cursos são voltados para secretários municipais e estaduais de saúde, coordenadores de áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos na coordenação e no processo de tomada de decisão em saúde, bem como profissionais interessados pela temática. As matrículas podem ser realizadas no Ambiente Virtual de aprendizagem – o SAITE AVA

A oportunidade educacional é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA). 

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 29/04/2022