UNA-SUS/UFMA tem trabalhos premiados durante o 27º Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS

Ao todo foram apresentados 35 trabalhos, entre pesquisas e relatos de experiências. Desse total, 12 foram apresentados por integrantes da UNA-SUS/UFMA.

A UNA-SUS/UFMA participou, entre os dias 09 e 12 de agosto, do 27º Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS. O evento, promovido virtualmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal de Goiás (UFG), contou com conferências, painéis, mesas interativas e oficinas de compartilhamento de tecnologias.

Com o tema central “Educação em Saúde Digital”, entre os objetivos do evento destaca-se a ampla discussão em prol da melhoria e transformação da saúde por meio da utilização adequada das tecnologias da informação e comunicação. Além disso, também buscou divulgar os resultados das pesquisas relacionadas à informação e informática em saúde, desenvolvidas no âmbito regional e nacional.

Nesse sentido, foi realizada a “Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS”, que contou com 35 trabalhos inscritos. Desse total, 12 foram apresentados por integrantes da UNA-SUS/UFMA, divididos entre os setores: Pedagógico, Comunicação e Design, Tecnologia, Oferta e Monitoramento e Gestão de Projetos.

Um dos destaques é a premiação que, ao final do evento, escolheu os dez melhores trabalhos para publicação na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE). Dentre eles, a UNA-SUS/UFMA contou com cinco selecionados.

Confira a lista completa de trabalhos:

• A importância do design na produção de orientações gráficas para cursos autoinstrucionais: um relato de experiência da UNA-SUS/UFMA (Núcleo de Comunicação - Premiado);

• Concepção e construção de mapa de recursos Educacionais com base nos fundamentos da microaprendizagem em cursos MOOCS (Núcleo Pedagógico - Premiado);

• Curso on-line aberto e massivo para enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil: percepções dos participantes (Núcleo Pedagógico - Premiado);

• O papel do comunicador no processo de produção de podcast como recurso educacional na UNA-SUS/UFMA (Núcleo de Comunicação - Premiado);

• Situações de aprendizagem aplicadas como avaliações diagnósticas em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA (Núcleo Pedagógico - Premiado);

• Elaboração e inserção de jogos sérios em cursos autoinstrucionais na área de odontologia: relato de Experiência da equipe pedagógica da UNA-SUS/UFMA (Núcleo Pedagógico);

• Gerenciamento de projetos educacionais para a EAD: Experiência de gestão de projetos educacionais da equipe de produção pedagógica da UNA- SUS/UFMA (Núcleo Pedagógico);

• CLINICAL CASE: jogos sérios para a capacitação de profissionais de saúde em um contexto interdisciplinar (Núcleo de Tecnologia e Informação);

• Incorporação de acessibilidade digital nos recursos educacionais e ambientes virtuais da UNA-SUS (Núcleo de Tecnologia e Informação);

• Comunicação e educação em saúde: um relato de experiência na produção de “pílulas de conhecimento” para as redes sociais da UNA-SUS/UFMA (Núcleo de Comunicação)

• Experiência da UNA-SUS/UFMA em ofertas educacionais em EAD: um levantamento descritivo (Núcleo de Oferta e Monitoramento);

• Gestão administrativa de projeto de cursos MOOCS da UNASUS/UFMA: um relato de experiência (Núcleo de Gestão de Projetos).

Parabéns a todos!

Texto: Núcleo de Comunicação UNA-SUS/UFMA