Dia Internacional da Enfermagem: qualificação profissional disponível em mais de 25 cursos gratuitos da UNA-SUS-UFMA

Parabéns, enfermeira! Parabéns, enfermeiro!

Educação, dedicação e reconhecimento: palavras que norteiam o compromisso da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) para com os profissionais de saúde, em especial, os enfermeiros e enfermeiras do país, porque a saúde de todos os pacientes passa pela enfermagem.

Da prevenção à reabilitação, a UNA-SUS-UFMA reconhece e valoriza o papel destes profissionais no enfrentamento às mais diversas enfermidades e contribui para a sua excelência no atendimento por meio das capacitações nas diferentes áreas do cuidado e bem-estar.

Com o objetivo de reforçar a importância da qualificação profissional na busca por um atendimento mais humanizado e completo, com atenção especial aos serviços do SUS, atualmente, a instituição disponibiliza cerca de 30 cursos gratuitos e com início imediato, com direito a certificado reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. Todas as iniciativas educacionais são ofertadas a distância (modalidade autoinstrucional sem a mediação de tutores), por meio de tecnologias inovadoras e acessíveis, a exemplo da Plataforma Moodle, que pode ser acessada em dispositivos móveis e computadores.

ACOLHIMENTO - Uma das ofertas educacionais da UNA-SUS-UFMA que simbolizam essa dedicação ao atendimento efetivo nas unidades de saúde é o Programa “Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde”. O Programa é composto por quatro módulos: “Classificação de Risco e Vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde”; “Situações Relacionadas ao Atendimento à Demanda Espontânea na Atenção Primária à Saúde”; “Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde – módulos 1 e 2”.

O Programa é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

HISTÓRIA - A escolha da data para celebrar os profissionais de enfermagem deu-se em homenagem à Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Parabéns, Enfermeiro! Parabéns, Enfermeira!

Data de Publicação: 12/05/2022