Notícias

Série Biblioteca Digital de Odontologia: conheça mais uma ferramenta desse rico acervo que traz como foco a saúde bucal para pacientes com doenças infecciosas

Disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Android e iOS.


Continuando a série que trata sobre este rico acervo de conhecimento, nesta quinta matéria, vamos abordar a Biblioteca Digital-Doenças Infecciosas, que traz diversos temas com ênfase nas principais doenças infecciosas transmissíveis com repercussões na cavidade bucal; e como tratar os pacientes que vivem com alguma dessas patologias.

A Atenção Primária à Saúde Bucal é destacada como a principal porta de entrada para cuidados com a saúde bucal no serviço de saúde pública. É importante ressaltar que as ações preventivas realizadas nessa área são fundamentais para evitar doenças e agravos.

Neste contexto, é imprescindível que os profissionais da saúde bucal estejam preparados para reconhecer sinais e sintomas de doenças infectocontagiosas, que apresentam alta prevalência nos serviços de saúde bucal. É importante destacar também a necessidade de seguir as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde para orientar os usuários e prevenir a disseminação dessas doenças.

Para auxiliar as equipes de saúde bucal quanto ao atendimento correto nesse tipo de situação, a DTED/UFMA - em parceria com a UNA-SUS/UFMA, Grupo SAITE, Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e o Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA-, desenvolveu as Bibliotecas Digitais, com o intuito de trazer um grande acervo de conhecimento em saúde bucal a um clique de distância.

A BD- Doenças Infecciosas é uma ferramenta essencial aos profissionais da saúde bucal, pois é possível encontrar conteúdos acerca das manifestações bucais dessas doenças, bem como o adequado manejo odontológico para essas condições. O aplicativo traz uma abordagem singular sobre diversos temas dentro da saúde bucal voltada aos pacientes com doenças infecciosas crônicas disponíveis para melhor orientar o profissional.

Entre as temáticas abordadas nos diversos recursos educacionais disponíveis, destacam-se: Os herpesvírus humanos na prática odontológica, manifestações bucais da sífilis adquirida, manifestações bucais do HIV, manejo odontológico o paciente com HIV, manifestações bucais dos enterovírus humanos, tuberculose: o que a equipe de saúde bucal precisa saber?, e muito mais.

Conheça, baixe e compartilhe as Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-US/UFMA:

Doenças Cardiovasculares - Baixe o APP Android e IOS

Urgências Odontológicas - Baixe o APP Android e IOS

Saúde bucal PCD - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Respiratórias Crônicas - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Infecciosas - Baixe o APP Android e IOS.


Veja também:

Série Biblioteca Digital de Odontologia: Conheça o aplicativo gratuito sobre Saúde Bucal do paciente com Doença Cardiovascular

Série Biblioteca Digital de Odontologia: Conheça a BD-Saúde Bucal do paciente com urgências odontológicas

Série Biblioteca Digital de Odontologia: Conheça a BD-Saúde Bucal para a pessoa com deficiência

Série Biblioteca Digital de Odontologia: Conheça o acervo sobre saúde bucal para pacientes com Doenças Respiratórias Crônicas

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 14/04/2023