Destaque UNA-SUS/UFMA: cursos sobre saúde bucal ultrapassam mais de 70 mil matrículas no AVA e têm inscrições prorrogadas

Os cursos seguem abertos até 11 de agosto. O início das aulas é imediato!

Para auxiliar profissionais de saúde a lidar com diversos aspectos da saúde bucal na Atenção Primária, a UNA-SUS/UFMA prorroga as inscrições para quatro cursos autoinstrucionais sobre o tema. As capacitações obtiveram números expressivos no ambiente virtual de aprendizagem, somando mais de 70 mil matrículas no SAITEAVA.ORG.

O público-alvo das ofertas são profissionais e estudantes de odontologia, além dos demais interessados na temática. Conheça e inscreva-se nos cursos:

Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas

A capacitação trata sobre a organização do processo de trabalho para atenção às demandas de urgência no cotidiano da assistência odontológica e das demandas espontâneas, entendendo o processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde.

Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde

O curso tem como objetivo compreender a promoção do cuidado em saúde bucal na Atenção Básica, bem como identificar as especificidades no manejo da Pessoa com Deficiência (PCD) nessa linha de atenção, de modo a oferecer assistência odontológica qualificada, especializada e humanizada a essa população.

Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas

Aborda o acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, a inserção da assistência à saúde bucal na Rede Cegonha, na perspectiva da compreensão da estruturação dos serviços e da assistência odontológica, bem como o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde voltado para essa linha de cuidado.

Cuidado em Saúde Bucal da Pessoa com Doença Infecciosa Transmissível

As doenças infectocontagiosas possuem uma alta prevalência nos serviços de saúde, sendo necessário que os profissionais que atuam em saúde bucal estejam aptos a reconhecer sinais e sintomas sobre os principais agravos infectocontagiosos endêmicos e epidêmicos relevantes no Brasil com repercussão bucal, assim como as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde para orientação aos usuários.

Diferentes abordagens - As capacitações buscam compreender e estruturar os serviços de assistência odontológica e o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado. Para a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, as ofertas atendem com excelência o trabalho de aperfeiçoamento dos profissionais na promoção da saúde bucal que, consequentemente, impacta de forma positiva a saúde do país.

“Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD, oportunizamos que às pessoas atuem como multiplicadores de conhecimento qualificados na área de odontologia, enfatizando o cuidado especializado e integrativo no Sistema Único de Saúde”, observou Ana Emilia, que também é coordenadora da UNA-SUS/UFMA.

Gamificação - Os cursos ainda possuem estratégias de gamificação ambientadas para dar suporte ao desenvolvimento educacional como, por exemplo, a disponibilização do serious game chamado Dental Case, disponível nas plataformas Android e iOS. Dentro do jogo, ao efetuar o atendimento, o usuário realizará anamnese, exames físicos, diagnósticos e recomendações de tratamento visando o melhor desfecho para a saúde do paciente.

A ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Rede UNA-SUS, por meio da DTED/UFMA, e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com ênfase no cuidado em saúde bucal, na compreensão e estruturação dos serviços de assistência odontológica e no trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.

Data de Publicação: 11/05/2023