Oportunidade de qualificação profissional na área de odontologia conta com quatro cursos temáticos; conheça as ofertas com inscrições abertas e gratuitas

O Programa Saúde Bucal na APS abrange os temas: urgências odontológicas, doenças transmissíveis, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência.

O número de profissionais habilitados como cirurgiões-dentistas chegou ao total de 395.855 em todo o território nacional, e mais de 712 mil profissionais da classe odontológica em geral, segundo atualizações do Conselho Federal de Odontologia em junho de 2023. Isso é um número significativo a nível de país, mas é necessária uma maior atenção no que diz respeito à saúde bucal dos brasileiros.

Uma pesquisa do IBGE (2019) revelou que mais de 55% da população não faz uma consulta anual, e cerca de 10% da população sequer foi ao dentista ao menos uma vez na vida. Apesar do grande número de profissionais, durante muito tempo, houve baixa atenção dos brasileiros quanto aos cuidados com a saúde bucal e, em alguns casos, esses cuidados são mais difíceis de serem contornados por não ser uma prioridade.

Com o aumento na busca por uma saúde bucal plena, é preciso que os profissionais estejam capacitados para os mais diversos públicos e suas devidas condições. Pessoas com deficiência, gestantes, pessoas que vivem com doenças infecciosas ou crônicas precisam de profissionais treinados para melhor atendê-los. Por isso, a Universidade Federal do Maranhão, instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA), oferta diversos cursos para a qualificação de profissionais na área de odontologia com matrículas até 11 de agosto. Veja as oportunidades:

Cuidado da Saúde Bucal da pessoa com doença infecciosa transmissível; carga horária: 60h

Cuidado em Saúde Bucal da Gestante e Puérpera; carga horária: 45h

Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde; carga horária: 45h

Cuidado em Saúde Bucal para pessoas em Situação de Urgências Odontológicas; carga horária: 120h

Capacitação profissional – Uma das vantagens desses cursos é a sua modalidade a distância, o que permite que os interessados possam estudar de forma flexível, conforme sua disponibilidade. A metodologia utilizada é autoinstrucional, ou seja, os alunos podem progredir no conteúdo de acordo com o seu próprio ritmo. Além disso, o curso é completamente gratuito, o que torna ainda mais acessível a participação de estudantes de graduação, cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde e outros profissionais da área interessados na temática.

“Pessoas que já sofrem algum tipo de comorbidade precisam de profissionais qualificados para realizar o atendimento odontológico, pois uma má atenção à saúde bucal interfere diretamente na saúde de todo o corpo, podendo agravar-se para muitos outros problemas”, ressalta a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

As ofertas são fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) - por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) - e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

Realize a sua inscrição e conheça mais cursos da saúde no site unasus.ufma.br.

Biblioteca digital de Odonto – Uma nova ferramenta para produção e disseminação de conhecimento em saúde bucal foi desenvolvida para todos os profissionais de odontologia no país. Unindo tecnologia, conhecimento e saúde, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza as Bibliotecas Digitais de Odontologia, com um acervo rico e diverso sobre saúde bucal, já disponível para download nas lojas Android e IOS.

Atualmente, as Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-SUS/UFMA conta com grandes áreas temáticas compartilhadas em cinco aplicativos diferentes: Urgências Odontológicas, Doenças Cardiovasculares, Doenças Respiratórias, Saúde bucal PCD e Doenças Infecciosas.

Para ampliar e fixar o conhecimento adquirido nos cursos listados acima, baixe as seguintes Bibliotecas Digitais na sua loja de aplicativos: Urgências Odontológicas (APP Android ou IOS), Saúde Bucal PCD (APP Android ou IOS) e Doenças Infecciosas (APP Android ou IOS).

Data de Publicação: 19/06/2023