Curso sobre saúde bucal de gestantes e puérperas ultrapassa mais de 28 mil matrículas no AVA

A capacitação profissional está com inscrições abertas até 11 de agosto e possui início imediato

Com o objetivo de compreender e promover o cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas, grupos que necessitam de atenção especial dentro da Atenção Primária em Saúde (APS), a UNA-SUS/UFMA oferta o curso "Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas". Essa capacitação faz parte do Programa de Saúde Bucal e já ultrapassa mais de 28 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem.

Destinado a cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária em Saúde, além de outros profissionais da área da saúde, estudantes e interessados no tema, a oferta segue com inscrições abertas até o dia 11 de agosto.

Durante o curso, os participantes terão acesso a diversos materiais educacionais, incluindo e-books, material em PDF, infográficos, situações de aprendizagem e podcasts. As temáticas abordadas envolvem a organização do processo de trabalho da Atenção Primária para a integralidade do cuidado em gestantes e puérperas, a Rede de Atenção à Saúde (RAS), a classificação do risco gestacional, as doenças orais mais frequentes nesses grupos, a prescrição medicamentosa adequada, os cuidados odontológicos durante o pré-natal e a educação em saúde bucal durante o pré-natal e o puerpério.

Com carga horária total de 45 horas, o curso é totalmente gratuito e autoinstrucional, o que permite ao aluno estudar de acordo com sua disponibilidade de tempo. Além disso, a capacitação é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, que oferece recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução para Libras.

“A colaboração entre instituições renomadas na área da saúde garante a qualidade do conteúdo e a relevância do curso para a prática profissional. Por isso, é importante que esse conteúdo chegue nos mais diversos profissionais e estudantes interessados. Cuidar da saúde bucal das gestantes e puérperas é contribuir para a promoção da saúde de grupos tão importantes na APS”, frisa a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), e a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e o Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

Data de Publicação: 20/06/2023