Urgências Odontológicas: mais de 23 mil matrículas no curso com foco na equipe de saúde bucal e o atendimento de situações de urgências na APS

Com uma carga horária de 120h, o curso está com inscrições abertas até 11 de agosto e possui início imediato.

A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel fundamental no cuidado odontológico, sendo o ponto de entrada principal para a promoção da saúde e prevenção de doenças bucais. Nesse contexto, é essencial que a equipe de saúde bucal esteja preparada para lidar com situações de urgência. Um dos programas disponíveis no ambiente virtual da UNA-SUS/UFMA traz diversos cursos na área da odontologia, entre eles, o curso "Cuidado em Saúde Bucal para pessoas com urgências odontológicas", que está com inscrições abertas até 11 de agosto de 2023.

Com uma carga horária de 120 horas, o curso aborda desde as condutas e protocolos clínicos adequados para a assistência até o manejo de diferentes tipos de urgências e manifestações bucais. Os participantes terão acesso a conteúdos que apresentam a organização do processo de trabalho para atender às demandas de urgência na rotina da assistência odontológica, assim como às demandas espontâneas, compreendendo o processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde (APS).

“A capacitação tem como objetivo principal fornecer as habilidades necessárias para que os cirurgiões-dentistas possam atender prontamente às demandas que requerem atendimento odontológico imediato. Ao longo do curso, serão apresentadas as condutas e protocolos clínicos mais adequados para lidar com diferentes situações de urgência e manifestações bucais”, explica a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O curso está dividido em seis unidades temáticas, abordando tópicos como: a organização do processo de trabalho para atender às demandas de urgência na APS; traumatismo dentoalveolar em dentição decídua e permanente; urgências odontológicas protéticas; urgências periodontais, hemorrágicas e do aparelho estomatognático; e urgências da mucosa.

Uma das vantagens desse programa educacional é a sua plataforma virtual inovadora, que oferece recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução para Libras, além de estar disponível em versão mobile. Os alunos terão acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, como e-books, vídeos, infográficos, recursos multimídia, painéis interativos, materiais em PDF e videoaulas.

Biblioteca Digital de Odontologia – Outra oportunidade de aprofundar o conhecimento na temática é o recurso das Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-SUS/UFMA que, dentre as diversas temáticas que cada uma traz, é possível acessar a biblioteca específica sobre Urgências Odontológicas, disponível nas lojas de aplicativos. Baixe o APP Android ou IOS.

“Essa iniciativa combina saúde, conhecimento e tecnologia em uma ferramenta de aprendizado e capacitação, oferecendo um acervo abrangente sobre saúde bucal e diversos procedimentos odontológicos”, comenta Ana Emilia.

O curso e as bibliotecas foram elaborados por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão, a Universidade Aberta do SUS, o Grupo SAITE, a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), e o Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

TEXTO: Rodrigo Nabatte

EDIÇÃO: Maiara Pacheco.