Dia Mundial da Saúde Bucal: Conheça os cursos da UNA-SUS/UFMA relacionados à temática

Confira!

O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, reforça a importância dos cuidados com a higiene. Na UNA-SUS/UFMA, a temática tem ganhado bastante relevância entre os cursos da área de saúde ofertados pelo programa governamental e já celebrou a conquista de mais de 100 mil matrículas nos cursos voltados à saúde bucal em todo o país.

Para a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o alto índice de matrículas nas ofertas de Odontologia da UNA-SUS/UFMA é resultado do compromisso de toda a equipe e da percepção de que a saúde bucal é essencial para manter o bem-estar do nosso organismo.

“O grande número de matrículas nos cursos da área odontológica é reflexo da excelência do trabalho de aperfeiçoamento desses profissionais na promoção da saúde bucal que, consequentemente, deve impactar de forma positiva a saúde do país. Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD e ofertando um serviço de qualidade na educação, oportunizamos a qualificação de profissionais de odontologia, em especial, dos cirurgiões-dentistas, pois eles enfatizam a manutenção da integralidade do paciente como um todo, avaliando não apenas a boca e os dentes, mas seu estado de saúde geral”, observou Ana Emilia, que também é coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA.

Segundo pesquisa da Aliança para um Futuro Livre da Cárie (ACFF), cerca de 100% dos adultos no mundo têm ou já tiveram cárie dentária, e mais de 600 milhões de crianças são afetadas por esta doença. De acordo com os dados, a segunda mais prevalente na cavidade bucal é a doença periodontal, processo inflamatório causado por um desequilíbrio bacteriano que leva a destruição do aparato de suporte dos dentes.

No entanto, tais doenças não impactam somente na saúde bucal, mas de todo organismo, podendo levar à doenças cardiovasculares, pulmonares, renais e, na diabete, dificultar o controle glicêmico.

Para capacitar os profissionais de saúde a lidar com diversos aspectos da saúde bucal na Atenção Primária, a UNA-SUS/UFMA oferece, atualmente, quatro cursos online autoinstrucionais sobre o tema. As capacitações são abertas a profissionais e estudantes de odontologia, além de demais interessados no tema. Confira:

Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas

A capacitação trata sobre a organização do processo de trabalho para atenção às demandas de urgência no cotidiano da assistência odontológica e das demandas espontâneas, entendendo o processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde.

Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde

O curso tem como objetivo compreender a promoção do cuidado em saúde bucal na Atenção Básica, bem como identificar as especificidades no manejo da Pessoa com Deficiência (PCD) nessa linha de atenção, de modo a oferecer assistência odontológica qualificada, especializada e humanizada a essa população.

Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas

Aborda o acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, a inserção da assistência à saúde bucal na Rede Cegonha, na perspectiva da compreensão da estruturação dos serviços e da assistência odontológica, bem como o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde voltado para essa linha de cuidado.

Cuidado em Saúde Bucal da Pessoa com Doença Infecciosa Transmissível

A Atenção Primária à Saúde Bucal é considerada a porta de entrada principal para os cuidados com a saúde bucal, onde são realizadas ações de promoção em saúde e prevenção a fim de evitar ou diminuir doenças e agravos. Dentre estes, as doenças infectocontagiosas possuem uma alta prevalência nos serviços de saúde, sendo necessário que os profissionais que atuam em saúde bucal estejam aptos a reconhecer sinais e sintomas sobre os principais agravos infectocontagiosos endêmicos e epidêmicos relevantes no Brasil com repercussão bucal, assim como as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde para orientação aos usuários.

Além desses cursos, a UNA-SUS/UFMA oferta o Programa “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária” que atende aos seguintes eixos temáticos: Doenças Respiratórias Crônicas; Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica; Doenças Cardiovasculares; e Pacientes com Câncer.

A ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Rede UNA-SUS, por meio da DTED/UFMA, e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com ênfase no cuidado em saúde bucal, na compreensão e estruturação dos serviços de assistência odontológica e no trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.

Com informações da UNA-SUS/SE.

Data de Publicação: 22/03/2022